Manaus Previdência realiza 1ª Reunião Previdenciária de 2023 com agentes de RH

15/03/2023 16h24

A 1ª Reunião Previdenciária de 2023 realizada pela Manaus Previdência, na tarde desta quarta-feira, 15/3, com os representantes de setores de Recursos Humanos de todas as secretarias municipais. Esse encontro, que ocorre três vezes por ano, faz parte do Programa Manausprev Itinerante e é destinado aos agentes dos Setores de RH/ Gestão de Pessoas e Assistentes Sociais que atuam diretamente na instrução dos processos de aposentadoria.

A diretora de Previdência da Autarquia, Ana Silvia Domingues, explica que o objetivo da reunião é orientar pessoalmente os agentes que atuam na instrução da aposentadoria, especialmente no tocante a atualizações da legislação previdenciária.

“Com as orientações repassadas, conseguimos evitar que os processos de aposentadoria retornem às secretarias por insuficiência ou erro nos documentos que os instruem. Com isso, priorizamos a celeridade no trâmite e na concessão do benefício solicitado”, explica a diretora.

A gerente de Previdência, Poliane Rio, acrescenta que os representantes têm a oportunidade de esclarecer dúvidas de casos específicos. De acordo com ela, a principal dificuldade apresentada é adequar a instrução processual às novas exigências trazidas pela legislação, sobretudo aquelas decorrentes da reforma previdenciária de 2019.

Thaysa Nunes, agente administrativo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), conta que sempre participa das reuniões. “São muito válidas para gente que atua na área de departamento pessoal”, avalia.

A assistente social Ellen Cristina Monteiro, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), também acompanha há algum tempo os encontros para RH’s.  “O processo de aposentadoria é um assunto que sempre gera dúvida”, comenta.

O evento, organizado pelo Setor Psicossocial, teve a adesão de 60 agentes e aconteceu no hall da sede da Manaus Previdência, das 14h às 16h.

Texto – Dione Santana / Manaus Previdência

Foto – Divulgação / Manaus Previdência