Execução do projeto de modernização e de Telegestão da iluminação pública são vistoriados pela Ageman

01/10/2021 16h14

Engenheiros da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) vistoriaram na manhã desta sexta-feira, 1º/10, a execução do projeto Ilumina Manaus, que tem proporcionado a modernização da iluminação pública em ruas, avenidas, becos, praças e quadras esportivas da capital amazonense.

01.10.21.prefeitura realiza fiscalizção dos serviços de ilminação de led
Nesta sexta-feira, a fiscalização acompanhou o trabalho da empresa Manausluz na rua São Luís, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, onde os moradores foram beneficiados com a instalação de dez novas luminárias a LED.

“Aqui a iluminação era feita com lâmpada convencional e com o Ilumina Manaus chegando na rua, vai melhorar bastante, proporcionando mais segurança e economia também para a Prefeitura de Manaus. Essa é uma determinação do prefeito David Almeida e nós da Ageman estamos acompanhando e fiscalizando a execução do contrato da Manausluz com a prefeitura”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, que acompanhou a vistoria.

Para a aposentada Lina Moraes, que mora há 63 anos na rua São Luís, a iluminação antiga não era suficiente e causava insegurança aos moradores.

“Antes era luz antiga e eu precisava levar minha filha até o ponto de ônibus de madrugada, mas agora com essa nova iluminação, a situação por aqui vai ficar bem mais tranquila para a gente. Já faz um bom tempo que a gente esperava por esse serviço. Vai trazer mais segurança. O prefeito está de parabéns pelo projeto”, destacou a aposentada.

No beco Doutor Thomas, na Vila Amazonas, os moradores aguardavam há muito tempo pela iluminação pública. Com a chegada do Ilumina Manaus, o acesso aos imóveis recebeu quatro novas luminárias a LED.

Glória

Outro ponto que também foi vistoriado pela Ageman foi a modernização da iluminação da quadra coberta do bairro da Glória, onde o projeto social de futsal chamado “Bola de Ouro” tem beneficiado mais de 50 crianças com idade entre 5 e 14 anos.

“Com a pandemia, as atividades ficaram paradas e com o sucesso da vacinação e a retomada das atividades, decidi solicitar da Semjel a melhoria da iluminação e agora está tudo no LED, o que vai proporcionar um melhor desempenho dos nossos alunos nas atividades principalmente no período da noite”, informou o coordenador do projeto, professor Plácido Ronaldo.

Orientação

Durante a vistoria, Fábio Alho conferiu a qualidade dos equipamentos utilizados pela concessionária na realização do serviço e fez um apelo para que os comunitários ajudem a Prefeitura de Manaus a vigiar o patrimônio, a fim de evitar os furtos dos equipamentos de iluminação como a fiação do sistema.

“É importante que a população também colabore e caso identifique qualquer atitude suspeita, acione os órgãos de segurança e denuncie porque muitas vezes a gente acompanha a instalação de um serviço como esse e no dia seguinte, os fios são furtados e todos ficam no prejuízo. Estamos trabalhando para combater isso junto com o governo do Estado, pois é uma determinação do prefeito, mas a comunidade pode ajudar também denunciando esses flagrantes à polícia”, observou Fábio.

Celeridade

Além de vistoriar as operações externas, a fiscalização da Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman esteve na sede da Manausluz, onde acompanhou o funcionamento do serviço de Telegestão, que a concessionária implantou, a fim de monitorar com maior celeridade o sistema de iluminação pública de Manaus e garantir uma resposta mais rápida às demandas dos usuários.

“Estamos acompanhando os investimentos da empresa conforme as exigências do contrato de concessão e a Telegestão é um serviço exigido pela nova concessão”, explicou o diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, engenheiro Everaldo Leal.

Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Fotos – Marinho Ramos / Semcom