Concessionárias apresentam peças de furto para sucateiros durante treinamento da Prefeitura de Manaus

13/08/2021 14h00

Durante treinamento de dois dias promovido pela Prefeitura de Manaus, colaboradores das principais empresas que atuam no mercado de sucata em Manaus tiveram a oportunidade de conhecer melhor os equipamentos utilizados pelas concessionárias dos serviços públicos. Nos últimos tempos, esses itens têm sido alvo de constantes furtos, comprometendo a funcionalidade dos serviços essenciais para a população nas áreas de saneamento básico, iluminação pública, abastecimento e distribuição de energia e telecomunicações.

A apresentação dos materiais ocorreu em capacitação coordenada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Casa Militar e Secretaria Municipal de Defesa Social. A iniciativa é uma das obrigações previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre prefeitura, órgãos de segurança do Estado, empresas de sucata e concessionárias, visando combater o comércio ilegal de materiais de procedência duvidosa. O treinamento foi oferecido pelas concessionárias Águas de Manaus, Amazonas Energia, ManausLuz, Oi e Vivo.

No âmbito do saneamento básico, foram apresentadas tampas de ferro, cabos, disjuntores, quadros elétricos, motores, bombas, tubulações e conexões utilizadas nos diversos sistemas do abastecimento de água tratada como poços, reservatórios, estações de tratamento e no esgotamento sanitário.

Na área de iluminação pública e energia, foram destacadas as luminárias, cabos de alumínio desencapados muito utilizados no aterramento das redes, cabeamentos isolados, transformadores e medidores de energia antigos que ainda possuem estruturas em metal. No segmento das telecomunicações, os equipamentos mais furtados são cabos subterrâneos e aéreos, tampas de poços de visita, baterias e antenas.

“Essa iniciativa está nos proporcionando a tirar muitas dúvidas e abrir um canal de comunicação com as próprias empresas, porque daí teremos condições de trocarmos informações sobre diversos materiais que muitas vezes são ofertados para a gente pelos pequenos sucateiros. Sem falar que nós também ficamos prejudicados quando esses furtos ocorrem, pois também somos usuários desses serviços essenciais”, declarou o representante comercial Weligton Paz.

Com o treinamento, a intenção é que as grandes empresas de sucata atuem como multiplicadores junto aos pequenos sucateiros instalados nos bairros de Manaus. Os empresários deverão elaborar material informativo contendo fotos dos equipamentos que não deverão mais ser comercializados a fim de conter os furtos.

“Concluímos mais uma importante fase desse processo que começou com operação ‘Hefesto’,  em que a polícia e os órgãos de fiscalização da prefeitura e do Governo do Amazonas promoveram uma grande ação de repressão nas empresas de sucata. Em seguida, firmamos o Termo de Ajustamento em que os empresários assumiram o compromisso de colaborar com a administração pública e com o sistema de segurança a estancar esses furtos. Agora, estamos na fase do treinamento e dando todas as condições de identificação desse material. Temos a certeza de que o nosso objetivo principal estará sendo alcançado, conforme determinou o prefeito David Almeida, mas o trabalho continuará, já que outras etapas desse projeto ainda virão. Estamos todos vigilantes”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Participaram do treinamento os funcionários das empresas Cometais, Empório de Metais, Prime Comércio de Alumínio, A.J Comércio de Metais e Capitão Ferreira.

Texto – Tereza Teófilo/Ageman

Fotos – Altemar Alcântara/Semcom e Divulgação/Ageman