Ageman e Controladoria Geral do Município definem rotinas das auditorias de 2023

05/05/2023 14h56

Gestores da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Controladoria Geral do Município (CGM) definiram nesta semana, durante reunião preparatória, o cronograma das inspeções que serão realizadas junto ao órgão regulador em 2023.

Além da apresentação de documentos e processos referentes às rotinas e procedimentos das áreas contábil, financeira, patrimonial, administrativa e de gestão, os servidores da Controladoria também vão fazer vistorias in loco a fim de conferir o trabalho de fiscalização e regulação realizados pelas equipes das diretorias que atuam junto aos serviços regulados de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e Zona Azul.

As inspeções externas da CGM passaram a integrar a auditoria de acompanhamento de gestão em todas as áreas da Prefeitura de Manaus, a pedido do prefeito David Almeida.

O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira Júnior, ressaltou a importância da atuação da Controladoria. “Ao atuar como um órgão de assessoramento aos gestores, visando auxiliar na adoção de medidas que possam nos ajudar a evitar imbróglios junto ao Tribunal de Contas e demais órgãos de controle externo”, disse.

Durante a reunião, que contou com a presença de servidores da Diretoria Administrativa e Financeira, além do Controle Interno da Ageman, além de servidores da CGM, a controladora-geral adjunta, Lucilene Florêncio Viana, informou que as auditorias serão realizadas trimestralmente e não mais semestralmente, como ocorria anteriormente. “Nossa expectativa é que dessa forma possamos ter resultados mais céleres”, afirmou.

Ao final das inspeções, a CGM irá elaborar um relatório de auditoria, o qual reunirá constatações que deverão ser sanadas pelo gestor, caso seja identificada alguma não-conformidade.

Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Foto – Divulgação / Ageman