Projeto da Prefeitura de Manaus para Casarão Thiago de Mello tem aprovação no Iphan-AM

11/11/2022 10h45

O projeto do futuro Casarão Thiago de Mello, na rua Bernardo Ramos, nº 66, Centro, teve a proposta de intervenção e restauro aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional do Amazonas (Iphan-AM), após consulta da Prefeitura de Manaus ao órgão federal.

Projetado por equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o casarão terá reforma e restauro do edifício eclético de dois pavimentos, hoje sem uso e abandonado, integrando o conjunto de intervenções da Prefeitura de Manaus para o programa “Nosso Centro”, lançado ano passado na gestão do prefeito David Almeida.

Conforme o parecer técnico 45/2022 do órgão, o imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico de grande relevância para a cidade, em razão da sua localização na rua Bernardo Ramos, uma das vias mais antigas de Manaus. “Localiza-se em área de tombamento federal, na vizinhança de outros edifícios históricos como o Casarão de São Vicente, Centro Cultural Óscar Ramos, Museu da Cidade de Manaus, praça Dom Pedro II, Casarão da Inovação Cassina, Palácio Rio Branco, dentre outros”, diz o parecer, que tem validade de 6 meses.

O uso proposto para o casarão será de museu que conserva, difunde e expõe as obras do poeta, escritor, jornalista e amazônida Thiago de Mello, tornando-o um espaço público de valor e de promoção ao patrimônio cultural e material.

“Desde março de 2021 trabalhamos no ‘Nosso Centro’, uma sequência de intervenções que compõem o programa da gestão do prefeito David Almeida. E contamos com o comprometimento e a cooperação com o Iphan-AM, que tem buscado priorizar os projetos que vão promover reabilitação de parte do centro de Manaus”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Intervenções

Para a região, são quatro intervenções integradas que vão modificar a maneira que os manauaras enxergam a área central da capital, incluindo o mirante e o largo de São Vicente, além do Casarão de São Vicente. “Serão atrativos culturais, gastronômicos e especialmente turístico local, nacional e internacional, com previsão de entrega para junho de 2023. São projetos que Manaus sentirá orgulho quando estiverem concluídos”, completou Valente.

Uma exposição permanente com a obra, vida e história de Thiago de Mello vai ocupar o térreo do Casarão Amarelo. O acervo conta com a guarda da filha do escritor, a produtora Isabella Thiago de Mello, que vai ocupar a edificação datada de 1908, perenizando a poesia do artista para Manaus e o mundo e suas crenças no ser humano, na capital Manaus, na natureza, nas paixões e na memória.

Conforme o memorial descritivo apresentado pelo Implurb, o telhado original será restaurado e um anexo de características contemporâneas será demolido. O restauro da pintura deve ocorrer de acordo com os padrões originais da edificação, sendo as cores nas fachadas escolhidas em conformidade com o manual de pintura para o centro histórico.

Parceria

Isabella Thiago de Mello vem trabalhando há anos na biografia do pai, estudos que renderam dois documentários e dois livros, o primeiro sobre a vida e obra do poeta, e o segundo sobre o processo de tombamento das casas em Barreirinha. Isabella é presidente do Instituto Thiago de Mello e a parceria com a Prefeitura de Manaus vai dar espaço único à memória do autor de “Manaus, amor e memória” (1984), que retrata a capital, que foi tão importante na vida do jornalista.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb e Marinho Ramos / Semcom