Prefeitura realiza recuperação emergencial de redes de drenagem na zona Centro-Oeste de Manaus

01/02/2023 15h02

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou nesta quarta-feira, 1º/2, o serviço de recuperação da rede de drenagem profunda na rua Aires Santiago, no bairro Nova Esperança, zona Centro-Oeste. A ação imediata se deu pelo rompimento da antiga tubulação, comprometida por conta dos anos que passou sem receber manutenção.

Uma equipe com 12 servidores trabalha na manutenção da rede de drenagem profunda, substituindo os tubos antigos e danificados por equipamentos novos de concreto armado em aduelas, que garantirão maior durabilidade ao serviço.

De acordo com a engenheira responsável pelo Distrito de Obras da área, Socorro Diniz, o descarte irregular de lixo nas vias é um dos principais responsáveis pelo desanelamento e rompimento das redes de drenagens na capital.

“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior é a intervenção imediata diante dos rompimentos de drenagem na cidade, substituindo os tubos por peças mais modernas, para entregarmos à população um serviço duradouro e de qualidade”, explica Diniz.

Na rua Flávio de Moura, no bairro Alvorada, as equipes intensificam, simultaneamente, a recuperação de mais uma rede de drenagem profunda, que apresentou problemas no escoamento das águas pluviais, provocando uma cratera na via, comprometendo o fluxo viário e oferecendo risco a veículos e pedestres que trafegam na área.

Além dos trabalhos de drenagens profunda e superficial, as equipes do distrito da zona Centro-Oeste realizam obras de recuperação de pavimentação asfáltica, meio-fio, sarjetas, entre outros serviços de infraestrutura. Em paralelo, seguem com os trabalhos de recapeamento por meio do programa “Asfalta Manaus”, que avança em todas as zonas da cidade.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf