Prefeitura realiza obra emergencial no conjunto Santos Dumont

27/04/2023 11h30

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a Prefeitura de Manaus realiza, nesta quinta-feira, 27/4, a recuperação da rede de drenagem da alameda Santos, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Centro-Oeste.

A rede de drenagem é muito antiga e teve um trecho danificado pelo grande fluxo de águas oriundas das fortes chuvas. A galeria subterrânea não comportou o volume d’água que passou pelo local, provocando a abertura de uma cratera, que causou o afundamento parcial da via.

Uma equipe com 12 servidores da Seminf atua na área, com o auxílio de uma retroescavadeira, na substituição dos tubos danificados por manilhas em concreto. Esses serviços fazem parte das ações preventivas realizadas pela Seminf, continuamente em toda a capital.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, José Rebouças, a cratera abriu no meio da rua por conta do rompimento da tubulação.

“Estamos atentos e atuando de maneira emergencial ao primeiro sinal de rompimento de uma rede de drenagem, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior. Só neste mês de abril, é o sexto rompimento de drenagem no conjunto Santos Dumont. As intervenções são imediatas, para minimizar os transtornos à população e aos motoristas que transitam pela região”, explica o engenheiro.

Além dos serviços de desobstrução, limpeza, e recuperação de trechos da rede de drenagem, as equipes trabalham na construção de uma nova caixa coletora, que receberá as águas das chuvas até as galerias subterrâneas.

Essas ações programadas de manutenção em redes de drenagem profunda têm por finalidade evitar que a obstrução de rede provoque alagamentos na área.

Os 17 distritos de obras executam a manutenção, recuperação e desobstrução de drenagens o ano inteiro e intensificam as ações neste período chuvoso.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf