Prefeitura de Manaus realiza recuperação e desobstrução de redes de drenagem no bairro Planalto

08/02/2023 17h43

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou mais uma obra no bairro Planalto, zona Centro-Oeste da cidade. As equipes trabalham na recuperação de uma rede de drenagem profunda, na rua 4, conjunto Jardim de Versalhes. A antiga rede foi danificada devido às chuvas dos últimos dias, o que acarretou em afundamento lateral da via.

De acordo com a responsável pela obra, engenheira Socorro Diniz, os serviços no local estão concentrados na troca de uma aduela que estava quebrada. Segundo ela, a substituição da peça por uma nova em concreto vai garantir o escoamento adequado das águas da chuva e evitar alagamentos, situações muito comuns nos bairros de Manaus, mas que agora estão sendo trabalhadas para serem sanadas, de acordo com a determinação do prefeito David Almeida.

“Os distritos de obras têm uma rotina de trabalho diário de recuperação e implantação de drenagens profundas, mas estamos intensificando as ações por conta das fortes chuvas. Estamos executando um serviço definitivo, substituindo antigas redes por novas e modernas, sempre em manilhas de concreto, com a capacidade de gerir mais água, uma vez que as redes de drenagens da cidade são muito antigas e foram negligenciadas pelas antigas gestões”, explicou a engenheira.

O morador Adolfo Guedes, de 59 anos, estava preocupado por já ter vivido a experiência de ter a casa invadida pelas águas das chuvas.

“Estávamos com receio até de pisar na calçada por conta desse afundamento na lateral da rua, além dessa situação das fortes chuvas que têm caído em Manaus. Já entrou muita água na minha casa. Com esse trabalho que está sendo realizado, acredito que tudo vai melhorar, evitando outras alagações”, relata o morador.

Mais obras

O Distrito de Obras da área atua também na desobstrução de caixas coletoras e tubulações subterrâneas da avenida Laguna, no conjunto Vista Bela, também no bairro Planalto. As equipes realizam obras de recuperação asfáltica, meio-fio, sarjetas e todos os serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura da comunidade.

A Prefeitura de Manaus conta sempre com a ajuda dos moradores em toda a cidade para identificar de áreas mais afetadas, para que as obras emergenciais sejam realizadas de forma imediata.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf