Prefeitura de Manaus inicia implantação de rip-rap para conter erosão no conjunto Viver Melhor

12/01/2023 12h35

Para conter uma erosão de aproximadamente 30 metros, na avenida da Conquista, no conjunto Viver Melhor, no bairro Lago Azul, zona Norte da cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha nesta quinta-feira, 12/1, na recuperação da rede drenagem e implantação de um rip-rap, que irá solucionar o problema na área.

Durante as últimas fortes chuvas, uma árvore de buriti de grande porte caiu e entrou na aduela, impedindo a passagem da água na tubulação, formando uma represa. Esse processo provocou uma erosão que causou o comprometimento desta aduela e, consequentemente, da via.

Dez servidores da Seminf, com o auxílio de uma escavadeira hidráulica, realizam o serviço de recuperação da aduela atingida e a contenção da erosão, com um serviço de rip-rap, técnica aplicada na estabilização de talude, equilibrando o solo. Este trabalho consiste na colocação de sacas contendo cimento e areia que, que depois de molhadas, formam um paredão em concreto, protegendo os taludes e evitando novas erosões e deslizamentos de terra.

O chefe de Dragagem e Drenagem da Seminf, Ednaldo Ramos, responsável pela obra, explica que a situação foi provocada por um incidente natural, que foram as chuvas associadas à velocidade dos ventos, que tem derrubado muitas árvores na cidade e provocado transtornos.

“A situação é delicada e exige muito cuidado da equipe. Uma árvore de grande porte rompeu a passagem de água e causou um dano de grandes proporções na área. Por determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, nossa intervenção foi imediata. Estamos recuperando a área atingida e realizando uma contenção do talude para solucionar o problema com um serviço de qualidade e devolvendo a segurança da via à população”, explicou Ednaldo.

Os servidores da Seminf iniciaram os trabalhos realizando toda a limpeza do local e restaurando as áreas atingidas. Ao ser concluído o serviço de contenção, a via receberá serviços básicos de recuperação.

Texto – Valesca Martins/ Seminf
Fotos – Osmar Neto/ Seminf