Prefeitura de Manaus implanta rip-rap e recupera calçada em comunidade no São José

15/04/2023 9h36

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua de forma emergencial, para conter as laterais de um igarapé na rua Cauarés, antiga rua Pará, na comunidade São José dos Campos, no bairro São José Operário, zona Leste. A secretaria de Obras realiza a contenção das laterais do igarapé com rip-rap.

No local, uma tubulação de distribuição de água da empresa Águas de Manaus rompeu, causando um desmoronamento, que derrubou um muro de contenção. A Seminf e a Águas de Manaus fazem a ação conjunta para que os serviços sejam finalizados o mais rápido possível, conforme explica a engenheira Márcia Pantoja, fiscal da obra.

“Aqui fomos acionados pelo prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Junior, para atuarmos de forma emergencial, dando apoio a empresa Águas de Manaus e, principalmente, atuando de forma célere, para que o desmoronamento não comprometa as residências próximas ao igarapé”, afirmou Pantoja.

Dez servidores da Seminf realizam os trabalhos de limpeza na área, com a retirada de entulhos, para que possam, em seguida, iniciar os serviços de contenção com rip-rap, técnica aplicada na estabilização de talude, equilibrando o solo.

O trabalho consiste na implantação de sacas com cimento e areia que, depois de molhadas, formam um paredão em concreto, protegendo os taludes e evitando novas erosões e deslizamentos de terra.

“Aqui faremos o paredão em rip-rap com aproximadamente 22 metros de extensão, para conter a força da água, especialmente em dias de chuva durante um longo período de tempo, proporcionando assim maior tranquilidade para as famílias que vivem aqui”, afirmou Pantoja.

No local também vão ser realizados serviços de drenagem superficial e toda a estrutura da calçada será refeita, em um total de 20 metros de extensão.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf