Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus promove capacitação a assessores

15/05/2023 19h59

Em um evento realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), a Prefeitura de Manaus iniciou o “Encontro com Assessores de Comunicação”, nesta segunda-feira, 15/5, com atividades voltadas para aprimorar o trabalho desses profissionais que registram e divulgam as ações dos órgãos municipais aos meios de comunicação e à sociedade. O evento acontece até esta terça-feira, 16, e no primeiro dia, houve o compartilhamento de experiências profissionais e um workshop de produção de videorreportagens.

O renomado jornalista Fábio Melo, pela manhã, ministrou sobre técnicas da videorreportagem, inclusive com o uso de smartphone na captação e edição, uma ferramenta cada vez mais utilizada por jornalistas e assessores de comunicação para transmitir informações de forma dinâmica, clara e atrativa.

Durante o workshop, os participantes puderam aprender técnicas de produção, edição e roteirização de vídeos, além de receber dicas de jornalismo, do experiente profissional.

O secretário de Comunicação, Israel Conte, falou sobre a importância de oferecer a melhor orientação possível aos assessores de comunicação para uma maior precisão e transparência das informações.

“Esse encontro foi pensado e organizado para podermos, além da integração da equipe, trocar ideias e experiências, se capacitar, reciclar conhecimentos, algo fundamental para nossa atividade. Pensando no momento da comunicação em que vivemos, da instantaneidade, na pluralidade de canais de veiculação e na fácil disseminação de informações nas redes sociais, nunca foi tão importante o jornalismo profissional. Tão importante quanto executar e realizar é informar com precisão e objetividade aquilo que a população necessita em seu dia a dia”, enfatizou Conte.

No decorrer do dia, os assessores puderam se reunir com a equipe da Semcom e o subsecretário, Hudson Braga, para tratar das necessidades e especificidades na comunicação de cada secretaria. O objetivo principal foi alinhar as estratégias de comunicação idealizadas pela Semcom, bem como, de compartilhar os desafios enfrentados no dia a dia das assessorias, buscando ferramentas para que o trabalho em equipe garanta o sucesso das ações.

“Nossa atividade é muito dinâmica, e a gente lida com muita informação. Se considerarmos que vivemos em uma era, inclusive, de desinformação, é o jornalismo que vai garantir essa informação de qualidade. Temos essa preocupação de comunicar à população de forma precisa, que possa fazer diferença no dia a dia dela”, destacou Hudson Braga.

Também presente na reunião, o diretor de comunicação da Semcom, Kleiton Renzo, falou sobre a importância do alinhamento de estratégias e necessidades para a otimização na produção de conteúdo.

“A gente busca, com esse tipo de treinamento para a equipe de assessores, oferecer mecanismos para que eles possam dar mais agilidade ao processo de comunicação. A gente vem em uma mudança na forma de fazer comunicação, novas tecnologias, redes sociais, e colocar essas ferramentas à disposição dos assessores permitirá que entreguemos uma informação mais rápida e com qualidade”, afirmou o diretor.

A iniciativa da Secretaria de Comunicação visa promover esse tipo de evento reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar e investir no aprimoramento dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação. Por meio desta capacitação, os assessores poderão desenvolver habilidades essenciais para a produção de conteúdos audiovisuais de qualidade, fortalecendo assim a comunicação institucional da Prefeitura de Manaus.

Os eventos foram bem recebidos pelos participantes, que elogiaram a iniciativa da Semcom em proporcionar momentos de aprendizado e troca de experiências. Além disso, os assessores destacaram a importância de investir em capacitação para se manterem atualizados diante das constantes mudanças e inovações na área de comunicação.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso em valorizar e qualificar seus profissionais, buscando sempre aprimorar a comunicação institucional e fortalecer o relacionamento entre a gestão municipal e a população.

Texto – Divulgação / Semcom

Fotos – João Viana / Semcom