Prefeitura de Manaus promove formação voltada para estagiários de apoio escolar

24/05/2023 18h14

Nesta quarta-feira, 24/5, e sexta-feira, 26/5, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza o terceiro encontro formativo para os estagiários de apoio escolar nas salas de aula que têm alunos com deficiência. A formação ocorre na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O trabalho é coordenado pela DDPM, por meio das Gerências de Formação Continuada (GFC) e de Tecnologias Educacionais (GTE) da Semed. Essa formação faz parte de um clico de atividades desenvolvidas até outubro, divididas em oito encontros.

Neste módulo, é abordada a Deficiência Intelectual. O conteúdo propõe o conhecimento sobre a temática, os níveis de gravidade e principais causas; as práticas pedagógicas e atividades adaptadas para educandos com essa deficiência.

As capacitações têm finalidade de contribuir para os estagiários conhecerem as práticas educativas específicas, adequadas para a ampliação das habilidades fundamentais para os educandos com deficiência intelectual, segundo a chefe da DDPM, Inez Alcântara.

“O treinamento é imprescindível para atuação desses profissionais, porque eles vão obter informações relacionadas a diversas necessidades específicas dos estudantes com deficiência intelectual atendidos pela rede. E isso é uma proposta e sonho da nossa secretária Dulce Almeida, que é atender esses alunos com necessidades específicas, com mais dignidade, humanidade e um suporte cada vez mais adequado. Então, a formação continuada vai contribuir exatamente com os novos conceitos que esses estagiários de apoio precisam para lidar com as diversas necessidades das crianças na escola que estão atuando”, afirmou Inez.

Todo o trabalho é direcionado para 690 estagiários que estão cursando a partir do 3º período, nas áreas de licenciatura em Pedagogia, Letras e Educação Física. Mas até outubro, o número deve mudar por causa das novas contratações que vão ser feitas pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e disponibilizadas à Semed.

Os encontros são divididos em turnos, a fim de envolver todos os universitários por módulo que terá carga horária de três horas. Na formação desta quarta-feira, pela manhã, participaram universitários das Divisões Distritais Sul, Norte e Leste 2. Já pela parte da tarde foram os da Leste 1, Centro Sul, Oeste e Rural.

Um dos estagiários foi o universitário Marcos Wiliam Souza, que está no 7º período de pedagogia e atua na escola municipal Francisca Pereira de Araújo, em uma sala com um aluno autista.

“Essas formações são de suma importância para sabermos como que o nosso trabalho pode ser melhor encaminhado e porque recebemos direcionamentos de como podemos aperfeiçoar a nossa prática como mediador, de como podemos ajudar melhor o professor em sala de aula”, disse Marcos.

Até outubro, vão ser trabalhadas as seguintes temáticas: Deficiência Física, Deficiência Sensorial-Visual, Deficiência Sensorial-Surdez, Altas Habilidades e Superdotação e Autismo.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed