Visa Manaus quer aprimorar seu trabalho com uso de sistemas de informação

07/12/2022 17h13

Visa Manaus quer aprimorar seu trabalho com uso de sistemas de informação

Gestores da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) participaram nesta quarta-feira, 7/12, de uma reunião com a equipe da Diretoria de Inteligência de Dados (DID) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para discutir o aprimoramento dos processos de trabalho da Visa Manaus, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do uso de sistemas de informação. A reunião aconteceu na sede da Visa Manaus, no bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul da cidade.

Os servidores da DID conheceram os diferentes setores e atividades da Visa Manaus, com o objetivo de levantar um diagnóstico das necessidades do órgão na área de inteligência de dados.

Um dos projetos alinhados foi a criação de um sistema para agilizar e simplificar a consulta sobre as bases de dados envolvendo estabelecimentos e empresas abrangidos pelo serviço de vigilância sanitária.  A geração da ferramenta tecnológica vai permitir monitorar com maior eficiência as situações de pendências relativas ao licenciamento sanitário, contribuindo para a prevenção de riscos e a maior segurança da população.

Para o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o funcionamento do sistema vai facilitar o acesso às informações e vão representar mais dinamismo ao trabalho do órgão.

“A Diretoria de Inteligência de Dados vem exercendo uma contribuição fundamental para a promoção da saúde em Manaus graças a seus sistemas, que permitem o acesso imediato e simplificado a dados sobre o atendimento em saúde no município. O sistema de informações sobre o acompanhamento das gestantes nas unidades de saúde e dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, são exemplos. Então, nós, da Visa Manaus, também buscamos essa expertise, e convidamos a equipe da DID para conhecer o nosso trabalho, para que sejam elaborados sistemas de dados que dinamizem e facilitem a nossa prática, bem como o acesso da população manauara aos nossos serviços”, explica o diretor.

O diretor da DID, John Kennedy Silva, destacou que a área de atuação da Visa Manaus é fundamental, uma vez que atua na prevenção de riscos.

“A atuação da Visa vai do lanche de rua a complexos hospitalares, o que traz uma demanda de trabalho correspondente. Nos colocamos à disposição para conhecer melhor os processos e fluxos para oferecer suporte e instrumentos que permitam à Vigilância servir com cada vez mais eficiência, agilidade e qualidade à população manauara”, afirmou.

O encontro desta quarta-feira, já é o terceiro dentro da parceria entre a Visa Manaus e a DID. A cada reunião, os servidores da Diretoria conhecem os diferentes setores e atividades da Visa Manaus, com o objetivo de estudar as necessidades do órgão, e discutir as formas de supri-las.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa