Empreendedorismo é tema da ‘Feira do Servidor Empreendedor’

04/10/2019 18h17

Empreendedorismo é tema da ‘Feira do Servidor Empreendedor

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a integração entre os servidores da Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) realizou na manhã desta sexta-feira, 4/10, a primeira edição da “Feira do Servidor Empreendedor”. O evento faz parte do Programa de Qualidade de Vida no Serviço Público.

De acordo com o secretário da Semad, Lucas Bandiera, a ação é norteada pelo planejamento estratégico Manaus 2030, no eixo de valorização pessoas. “A ideia surgiu como parte da programação do mês do servidor público, uma importante política de valorização adotada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. A adesão dos servidores empreendedores foi muito positiva e já estamos pensando na próxima edição”, afirmou.

Voltada para servidores da Semad, a programação contou com exercícios laborais, palestra sobre empreender com qualidade, apresentação do projeto Centelha, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e exposição de 22 bancas, visando divulgar e apresentar os produtos e serviços oferecidos pelos servidores.

A diretora de Departamento de Planejamento da Semad, Jamile Ballut, frisa a importância dessa iniciativa para os servidores da secretaria. “Essa é uma oportunidade para fomentar o empreendedorismo, para eles terem uma renda extra e, sobretudo, para que haja a integração dos servidores, a partir do compartilhamento e da socialização, a gente acredita que essas relações são fundamentais até para o bem-estar do servidor”, destacou.

Participante da exposição, a analista de planejamento da Semad, Elisângela Mota, acompanhou desde as palestras até a feira. “Há um incentivo muito grande aqui na questão do empreendedorismo. Adquiri várias ideias na oportunidade de empreender. Acho que esse projeto vai se estender por muito tempo dentro da secretaria e quem sabe nas outras também”, disse.

Programa de Qualidade de Vida

Norteados pelo Planejamento Estratégico Manaus 2030, a fim de cumprir as estratégias da Prefeitura de Manaus, sobretudo a iniciativa estratégica: “Promover a valorização dos servidores”, a Semad tem como uma das suas frentes prioritárias o Programa de Qualidade de Vida no Serviço Público Municipal.

O programa ter por objetivo proporcionar aos servidores um conjunto de ações sistematizadas e continuadas de atenção à saúde, bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho, e como meta sua implantação em todas as secretarias até 2021, no intuito de atuar na valorização das pessoas, premissa essa, presente nos “Valores” da Prefeitura de Manaus.

A Semad iniciou a fase-piloto com ações na área social, psicológica e físico-corporal, e já estão sendo executadas gradativamente, após identificação das oportunidades de melhoria, bem como planejamento, de acordo com a especificidade de cada órgão, em todas as secretarias do âmbito municipal.

Texto – Grasiele Rodrigues / Semad
Foto – Elidiane Santos / Semad