Dia Mundial da Voz é comemorado com palestra sobre qualidade de vida para servidores

12/04/2019 16h55

Em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril, servidores municipais participaram, nesta sexta-feira, 12/4, da 2ª Sexta-Feira Verde de Qualidade de Vida, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Dentro da temática do “Abril Verde”, programação alusiva à prevenção de acidentes de trabalho, a ação é parte do Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador Público, que envolve ações baseadas nos três eixos da estrutura humana – físico-corporal, psicológico e social – com atividades de ginástica laboral e cerebral.

De acordo com o subsecretário de Planejamento e Gestão de Pessoas da Semad, André Santiago, as ações do programa-piloto de qualidade de vida, implantadas na Semad, estão sendo estendidas aos servidores de outras secretarias de forma gradual.

“Nesta edição da Sexta-Feira Verde, convidamos servidores da Semed que trabalham muito com a voz. As ações seguem as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto, com vistas à valorização do servidor, que é uma meta do planejamento estratégico Manaus 2030”, destaca.

A programação contou com as orientações da fonoaudióloga Paloma Albaraz Veras, que destacou durante a palestra, que o cuidado com a voz é fundamental. “A voz é primordial tanto para nossa comunicação, quanto para nosso estilo de vida. Se você cuida da sua voz, você está cuidando diretamente da sua laringe e com isso você consegue uma longevidade da qualidade vocal”, explica.

Segundo a palestrante, para a saúde vocal é preciso manter uma alimentação saudável, evitando frituras e bebidas alcoólicas. “A voz precisa ‘descansar’ pelo menos seis horas por dia”, frisa. Além das orientações, os participantes realizaram atividades práticas de exercícios vocais para preservar a voz no ambiente de trabalho.

Para a servidora da Secretaria Municipal de Educação, Aldinair Pereira, os exercícios vocais que aprendeu na palestra vão ajudar a preservar a voz. “A falta de prevenção prejudicou a minha garganta e comprometeu a minha atuação em sala de aula. Hoje vejo como esse cuidado é fundamental”, conta a professora.

Texto: Beatriz Bonet / Semad

Foto: Louise Batista / Semad