Prefeitura de Manaus realiza vacinação contra a Influenza para os servidores da Semed

14/04/2023 13h41

Com o objetivo de vacinar o maior número possível de profissionais da educação, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 14/4, a vacinação contra a influenza (H1N1), no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, sede da pasta, zona Centro-Sul. A ação é feita todos os anos pela Semed e faz parte da 25ª Campanha Nacional de Vacinação, entre 10/4 e 31/5.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacinação beneficiou além profissionais da educação da sede da Semed, servidores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), complexo municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, divisão de Engenharia e Transporte e da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog). Foram disponibilizadas 530 doses, sendo 30 para reforço da Covid-19.

De acordo com Wânia Braga, responsável pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, essa é mais uma ação de prevenção à saúde na secretaria.

“Isso é muito importante, pois um dos grupos prioritários de vacinação é de professores. Claro, que essa vacinação não é somente para os professores, mas sim para os profissionais da educação, como gestores, administrativos, secretários escolares que compõem o corpo gestor escolar. Mais uma vez quero frisar o trabalho e empenho da nossa secretaria Dulce Almeida e do prefeito David Almeida, para que a gente possa atingir essa meta nacional”, disse Wânia.

A enfermeira Luana Letícia, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Rayol, zona Sul, considerou o trabalho como meta essencial para a saúde coletiva de todos os servidores.

“Nós disponibilizamos para a sede da Semed mais de 500 doses de vacina aos servidores para facilitar o trabalho, pois, às vezes, eles não têm tempo de ir até uma UBS, por ser um trabalho corrido. É importante, porque aqui nós vivemos em um ambiente muito propenso à propagação de vírus, em um estado que é muito úmido e muito fácil de todos ficarem infectados com o vírus”, alertou a enfermeira.

Há 12 anos trabalhando como servidor, Edson Soares Filho, lotado na Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da secretaria, se imunizou pela quarta vez. Para ele, o fato de não sair e ter essa oportunidade no próprio ambiente de trabalho de se vacinar é ótimo.

“Eu acredito que essa iniciativa é muito positiva, porque isso ajuda a gente se vacinar, estar sempre imunizado e ao mesmo tempo não sair do trabalho para ir atrás de postos e outros pontos de vacinação. Nós alertamos nossos familiares também para se vacinarem”, contou Edson.

Além da sede da Semed, as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) realizam ações de vacinação com os profissionais da educação da própria divisão e das respectivas unidades de ensino.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Arquivo / Semed