Despoluição visual e educação patrimonial são foco de revisão de Manual de Placas da Prefeitura de Manaus para o Centro

13/04/2023 11h51

Entre os sentidos, a visão tem maior relevância direta para o homem, sendo capaz de captar o maior número de informações e determinar reações no corpo. E a poluição visual pode causar desconforto ao descaracterizar paisagens de caráter afetivo para o cidadão. É com esse olhar e percepção da paisagem urbana que a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está revisando e ampliando a terceira edição do “Manual de Placas – Parâmetros para Publicidade, Bancas e Despoluição Visual de Fachadas no Sítio Histórico e Centro Antigo da Cidade de Manaus”.

A nova publicação terá um formato gráfico moderno e de fácil interpretação, sendo didático e apresentando a legislação aplicada ao licenciamento das publicidades para o território central. O trabalho está a cargo da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) do órgão, sob coordenação da gerente do setor, arquiteta e urbanista Melissa Toledo, ampliando a percepção do contexto urbano para questões ambientais, organização espacial e o cuidado e atenção com a estética.

“Estamos atualizando o que foi publicado em edições anteriores, como os engenhos publicitários, placas indicativas, bancas de jornal e demais elementos, buscando a inserção de ações de despoluição visual. Os engenhos, de forma conturbada, acabam poluindo as fachadas e nosso trabalho é de promover a composição para a despoluição. E que ao longo do tempo se possa, novamente, enxergar as fachadas com suas características tipológicas, além de outros elementos artísticos”, disse Melissa.

A nova edição terá as normas e decretos atualizados, além da legislação e penalidades, assim como dados de referência e orientações para os proprietários, empresários, lojistas, comerciantes e similares terem noções com exemplos, mostrando edificações antes e depois de intervenções, evidenciando o que se pode fazer para melhorar o ambiente urbano.

O documento estabelece limites e diretrizes para os espaços publicitários, informando parâmetros e padronização de diferentes tipos de placas, painéis comerciais, pinturas de letreiros, letreiros em relevo, colocação de toldos, cartazes e outros. A busca é pela despoluição e remoção do exagero de publicidade, que acaba promovendo uma agressão visual.

“Também vamos abordar o universo de educação patrimonial, na forma de cartilha, com foco direto nos engenhos, mobiliário e bancas de jornal. Fazemos isso avançando por meio de educação visual, de informar, do que é legal, das normas, correlacionando com mapas, fotos, imagens antigas, croquis e skylines para ser o mais fácil e técnico possível”, comentou a gerente.

O documento está na fase de revisão e edição gráfica, ganhando contornos de revista, com visual dinâmico e moderno, para posterior publicação no Diário Oficial do Município (DOM). O manual também será disponibilizado no site do Implurb (www.implurb.am.gov.br) para facilitar e ampliar sua divulgação.

Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – João Viana / Semcom