Prefeitura de Manaus incentiva oferta de vagas de emprego a Pessoas com Deficiência

03/02/2023 21h08

Comprometida com ações de fomento ao trabalho na cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), aborda, nesta sexta-feira, 3/2, a importância das vagas de emprego ofertadas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e incentiva a busca dessas oportunidades para a inserção no mercado.

De acordo com a direção do Sine Manaus, cerca de 100 vagas são ofertadas mensalmente para a categoria. Em 2022, 965 PcDs foram encaminhados, e destes, 280 colocados no mercado. Esta ação compete a Lei de Cotas, número 8.213/91, onde as empresas que contêm entre 100 e 200 empregados devem destinar 2% das vagas de emprego para os PcDs, e aquelas com mais de 1.000 funcionários designam 5% dos cargos.

“Há muitos anos, o Sine tem feito um trabalho junto às empresas, a questão da inserção de PcDs no mercado é lei nacional. Nós temos entregado o melhor para facilitar esse acesso tanto nas vagas de emprego quanto na qualificação profissional, visto que muitas pessoas têm essa dificuldade de estar qualificado. Nossas ações são voltadas para que esses trabalhadores estejam aptos para vagas futuras e acreditamos fortalecer essas atividades em 2023”, ressalta o diretor do Sine Manaus, Fábio Araújo.

Com o surgimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), vários PcDs deixaram de buscar trabalho no Sine, essa é a maior dificuldade para contratar trabalhadores desse grupo. No entanto, a proposta da Semtepi para 2023 é aumentar o número de profissionais representantes da classe e incentivar a procura.

Empresas que contratam PcDs entendem que a inclusão da classe no mercado de trabalho transparece empatia e acessibilidade, além de garantir direitos e deveres dos cidadãos e a visão positiva no mundo corporativo. A importância da disponibilidade dessas oportunidades é para que a população tenha acesso a essas vagas.

Os interessados em participar da pré-seleção e preencher as vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência), além do laudo médico atualizado para estar apto às atividades laborais, conforme a lei n⁰ 13.146/2015. Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais.

Os candidatos podem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Foto – Divulgação / Arquivo Semcom