Prefeitura de Manaus implanta nova ponte em madeira no bairro Tarumã

03/02/2023 17h41

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta sexta-feira, 3/2, a obra de implantação de 30 metros de ponte de madeira na rua Acre, bairro Tarumã, zona Oeste. No local, uma estrutura antiga, instalada há mais de uma década, estava sem infraestrutura com vários trechos de instabilidade devido à falta de reparos, prejudicando a travessia dos pedestres que moram na região.

São 10 servidores atuando na obra, que visa proporcionar maior segurança e trafegabilidade aos moradores. De acordo com o fiscal da obra, engenheiro Rômulo Guedes, a segurança das pessoas que utilizam o equipamento está sempre em primeiro lugar, conforme a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior.

“Aqui é mais um ponto delicado. A ponte é a única entrada da comunidade que abriga cerca de 150 famílias e estava destruída, colocando em risco a vida das pessoas. Uma nova ponte, em madeira, está sendo implantada pelas equipes da Seminf. Em poucos dias, o problema será resolvido”, explica o engenheiro.

Rômulo ressalta, ainda, que o material utilizado atende a todas as normas ambientais, respeitando as características naturais das edificações e garantindo uma maior durabilidade.

Para Luiza Peixoto, de 71 anos, a ponte nunca passou por uma manutenção e a situação se agravou muito nos últimos dias, por conta das fortes chuvas que comprometeram a estrutura do equipamento.

“Nem acredito que teremos uma ponte nova aqui. Eu morria de medo de atravessar, porque ela balançava toda e tinha partes que a gente pisava e a madeira quebrava, porque estava podre. Que felicidade, quero muito agradecer ao prefeito David Almeida e a todas as pessoas da prefeitura que estão trabalhando aqui”, comemorou a moradora.

As equipes do Distrito de Artefatos e Madeiras da Seminf atuam, ainda, em vários bairros na restauração e construção de novas pontes em madeira.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf