Prefeito destaca compromisso da gestão com zonas periféricas

26/04/2023 12h12

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta quarta-feira, 26/4, uma vistoria nas obras do parque Amazonino Mendes, o antigo Gigantes da Floresta, localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves. A obra é parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade, mudando o eixo turístico para as zonas Norte e Leste da capital.

“As zonas Norte e Leste são as áreas mais populosas da cidade de Manaus. Merecia uma obra desse porte. Aqui, estamos construindo um residencial, quadras poliesportivas, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), e a segunda parte da obra é a parte cênica. Essa é a grande obra que estamos fazendo, agregado ao grande corredor viário na Grande Circular, o complexo viário Rei Pelé. Então, vamos fazer todos esses investimentos mudando a cara e o eixo turístico da cidade”, enfatizou Almeida.

O parque terá mais de 2 quilômetros de extensão com diversas atrações para o lazer e turismo, sendo uma mola que impulsionará a economia da região. A previsão é que o espaço seja entregue em dezembro de 2023 e o prazo de construção é de 360 dias corridos.

A obra foi licitada ainda no ano passado, tendo como vencedora a empresa Construtora Progresso Ltda., dentro da concorrência pública 012/2022, realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML), no valor de R$ 47.738,779,20.

Para atender todas as faixas etárias e grupos, a prefeitura projetou espaços para Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, como um playground inclusivo e um play pet. Zumbas, shows e apresentações culturais também terão área reservada no parque.

O espaço vai ganhar um Caps, com 626,20 metros quadrados, e a construção de 180 unidades habitacionais no seu entorno, divididas em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com 101 vagas de estacionamento para carros e motos. Estes serão entremeados por calçadas arborizadas e playgrounds.

E na extremidade oposta ao conjunto habitacional, será implantado o parque temático com esculturas de grandes dimensões alusivas à natureza amazônica, com uma diversidade de cenários interativos. Os espaços terão iluminação cênica direcionada, como também alguns vão contar com áreas molhadas com jatos de água.

O parque temático Amazonino Mendes fará parte da segunda etapa de execução do complexo de lazer, não fazendo parte deste convênio com o governo estadual. Esculturas e figuras de grandes dimensões serão uma ode à Amazônia, com uma diversidade de cenários interativos, áreas molhadas, e brinquedos lúdicos e interativos para adultos e crianças.

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom