Prefeitura de Manaus inicia temporada 2023 de oficinas artísticas

23/01/2023 20h38

A temporada de oficinas artísticas da Prefeitura de Manaus continua neste ano com o edital “Manaus Faz Cultura (2022)”, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com duas oficinas, sendo uma de street dance e outra de fotografia, nos bairros Aleixo e São Pedro, nas zonas Centro-Sul e Norte, respectivamente.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, participou da abertura da oficina de fotografia “Pensando o Olhar – projetos fotográficos ao alcance do bolso”, e ressaltou a política cultural adotada pela gestão David Almeida de descentralizar o incentivo cultural.

“Chegamos nas periferias desde o ano passado, e agora, nosso desafio é a formação dos profissionais da arte, tornando o artista independente também como empreendedor. É o que esperamos com nossas oficinas culturais e de gestão”, afirmou Telles, informando que em fevereiro serão lançados novos editais de 2023.

Na oficina de dança “Caminhando nas Street Dance”, no Parque São Pedro, zona Norte, estiveram o vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, e o diretor de Cultura, Carlos Guedelha, onde 70 jovens vão participar das cinco modalidades de dança de rua.

“Estamos aqui para provar e comprovar que o artista da periferia tem voz e vez na gestão do prefeito David Almeida, que por sua vez, quer não só apoiar, mas proporcionar caminhos para que o conhecimento e os recursos cheguem às mãos e mentes dos artistas de todas as zonas da cidade”, afirmou Batista.

Oficinas

Com o objetivo de ampliar o olhar através de narrativas contemporâneas, o curso gratuito “Pensando o olhar: projetos fotográficos ao alcance do bolso”, é ministrado pelo facilitador, o fotógrafo César Nogueira, de forma gratuita.

O curso foi contemplado pelo edital Manaus Faz Cultura, realizado pela Prefeitura de Manaus por meio do Concultura e Fundação Manauscult, e terá duas turmas, com aulas divididas nos dias 23, 24 e 25/1, para a turma 1; e nos dias 30 e 31/1 e 1º/2, para a turma 2, de 14h às 17h.

“Fomos surpreendidos pela procura expressiva. Todas as vagas já foram preenchidas nas primeiras semanas de abertura de inscrição. Infelizmente não temos como ter mais participantes nesta edição”, ressalta o autor do projeto, César Nogueira.

O repórter cinematográfico, Orlando Júnior, está na turma de fotografia, e mesmo com seus mais de 20 anos como profissional, aproveitou a oportunidade de fazer um curso de reciclagem na área da fotografia.

“Eu procuro fazer o aprendizado contínuo sempre que posso e surge a oportunidade, e eu acredito que esse curso do César veio calhar e vai ser fundamental pra mim.”

Hip-hop

O curso de street dance tem um mês de duração, com cinco turmas, totalizando 70 alunos do bairro Parque São Pedro e circunvizinhos.

O proponente do projeto é o professor e dançarino, Fernando Jacquiminut, que fez questão de reconhecer a importância do edital que chegou onde os jovens vivem uma realidade cheia de percalços.

“Fico emocionado ao ver que nosso espaço de dança e cultura hip-hop foi contemplado. Agradeço demais, porque a gente é uma companhia que já vem lutando bastante. A gente luta sobre a importância da teoria e prática artística”, aponta Jacquiminut.

Uma participante do curso é a estudante de educação física, Larissa Rodrigues, que está com sua irmã Letícia Rodrigues. Elas resolveram conhecer mais a fundo a cultura hip-hop.

“Aqui não fica só naquela dancinha, a gente entende mais sobre a dança de rua, eu que já fiz balé clássico estou entrando no hip-hop”, finalizou.

O Edital n° 002/2022, do programa Manaus Faz Cultura selecionou e contemplou 60 proponentes que apresentaram projetos de formação cultural para a população da cidade de Manaus, em regime de mútua cooperação.

O valor individual de cada projeto é de R$ 20 mil. Está sendo injetada na economia criativa, R$ 1,2 milhão. Um avanço em relação a 2021, que foi de R$ 900 mil. O programa de oficinas da Prefeitura de Manaus é uma oportunidade de aprendizagem para os jovens talentos de nossa cidade e também um estímulo aos profissionais que se dedicam às artes.

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Foto – Fábio Simões / Concultura