Prefeitura de Manaus capacita servidores para uso de software que integra informações do Suas

23/01/2023 18h03

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) iniciou a capacitação para a utilização do software Gesuas, sistema de gestão virtual que efetiva a versão on-line do prontuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas), nesta segunda-feira, 23/1. Diretorias, gerências, chefias de divisão, coordenadores de serviços e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Departamento de Gestão do Suas, participaram do curso.

“Hoje estamos iniciando a capacitação nessa ferramenta que vai poder contribuir com o desenvolvimento, o trabalho, e o dia a dia dos técnicos da secretaria como um todo. A partir daí, teremos um olhar diferenciado, com todos os dados nos relatórios que serão emitidos. Então, poderemos trabalhar desenvolvendo ações, melhorando cada vez mais as políticas públicas voltadas à população da cidade de Manaus”, declarou Jecicleide Nascimento, subsecretária Operacional e de Assistência Social da Semasc.

Durante o encontro, os profissionais tiraram dúvidas sobre etapas do atendimento, a construção do Registro Mensal de Atendimento (RMA), com a oportunidade de absorver informações e dicas importantes transmitidas pelo representante da empresa responsável pelo software.

“O software Gesuas é um sistema de informação adotado pela Prefeitura de Manaus que permite a integração da rede socioassistencial do município através da utilização de uma ferramenta informatizada em que é possível cadastrar famílias e usuários, registrar atendimentos, acompanhamentos, concessões de benefícios eventuais, encaminhamentos e trabalhos realizados pelas equipes dos Cras e Creas”, afirmou o instrutor Iago Oliveira.

O programa é também uma versão digital do prontuário do Suas e através deste é possível emitir relatórios sobre os atendimentos, contemplando as demandas de monitoramento das esferas municipal, estadual e federal.

O programa possui também histórico de atendimentos que permite a rápida visualização dos serviços oferecidos aos usuários nas unidades socioassistenciais do município.

“O município ganha trazendo esse sistema de monitoramento e avaliação, pois a partir dele conseguiremos visualizar nossas unidades, nossos indicadores, entre outros dados. Além da integração entre os equipamentos socioassistenciais, vamos poder padronizar o registro das informações, ter a gestão em tempo real, acesso rápido às informações e efetiva implementação da vigilância socioassistencial”, finalizou Lorena Barreto, diretora do Departamento de Gestão do Suas da Semasc.

O sistema será implantado a partir de fevereiro e a capacitação continuará acontecendo nos próximos dias.

Sobre o Suas

O Suas é um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil. Com um modelo de gestão participativo, ele articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo, isto é, municípios, estados e a União, para a execução e financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Os serviços do Suas se organizam nas ações de proteção social, e dividem-se em dois níveis: Proteção Social Básica, que se destina à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social; e Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e ainda tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, uso de drogas, abuso sexual, entre outros.

Os serviços do Suas são prestados à população, via equipamentos socioassistenciais, e seus diferentes profissionais, como assistentes sociais, psicólogos, entre outros.

Texto – Leonardo Fierro / Semasc

Fotos – Assessoria Semasc