Prefeitura inicia ‘Manaus Mais Cidadã’ com novo formato

23/03/2023 14h05

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promove, neste sábado, 25/3, a partir das 8h, a primeira edição do mutirão de cidadania “Manaus Mais Cidadã” deste ano, na escola municipal Frei Mário Monacelli de Grello, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da cidade.

Após 80 mutirões realizados nos últimos dois anos em todas as zonas da cidade, a partir deste ano o “Manaus Mais Cidadã” terá um novo formato, com mais serviços disponibilizados pela Prefeitura de Manaus, contando com a participação de todas as secretarias municipais e de outros parceiros, resultando em mais de 30 entidades participantes e mais de 80 ações.

“Nós estaremos levando os serviços da prefeitura para mais perto da população, garantindo cidadania. Em dois anos foram milhares de atendimentos, e agora com esse novo formato, iremos facilitar ainda mais o acesso. A determinação do prefeito David Almeida é que todos os cidadãos sejam tratados com dignidade e respeito e para isso estamos implementando políticas que visam melhorar a qualidade de vida dos menos favorecidos, incluindo ações de assistência social”, declarou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

A partir das 8h, serão ofertados à população serviços de todas as políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal, como inserção e atualização do Cadastro Único, emissão de documentação básica, atendimento psicossocial, serviços relacionados à saúde, assessoria jurídica, cadastro para vagas de emprego, além de serviços de embelezamento, apresentações musicais e muito mais. Atividades esportivas serão promovidas pela Fundação Manaus Esporte e diversas atrações culturais irão animar o público presente, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

As atividades serão realizadas na escola municipal Frei Mário Monacelli de Grello, na quadra esportiva da comunidade e na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan), todas localizadas nas imediações da escola.

“É um momento onde a população poderá usufruir de toda uma estrutura pensada pela Prefeitura de Manaus para promover o melhor atendimento possível a todos. É um momento de presença mais ativa do poder público dentro dessa e de outras comunidades, que futuramente receberão o ‘Manaus Mais Cidadã’”, explicou o diretor do Departamento de Direitos Humanos, Moisés Gusmão. Ainda de acordo com Gusmão, a expectativa para este sábado é que sejam realizados aproximadamente 2 mil atendimentos.

Parceiros

A iniciativa “Manaus Mais Cidadã” é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social (Semasc), em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde (Semsa), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Educação (Semed), do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), de Administração (Semad), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e de Infraestrutura (Seminf), além do Fundo Manaus Solidária (FMS), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Fundação Manaus Esporte, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Casa Militar, Casa Civil, Fundação Dr. Thomas, Conselho Tutelar, Manaus Previdência, Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Controladoria Geral do Município (CGM), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Procuradoria Geral do Município e Ouvidoria (PGM), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Política Militar, Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Amazonas Energia e Organizações da Sociedade Civil.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Divulgação / Semasc