Prefeitura de Manaus celebra ‘Dia da Árvore’ com ações ambientais

21/09/2022 20h22

Prefeitura de Manaus celebra ‘Dia da Árvore’ com ações ambientais

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira, 21/9, a Prefeitura de Manaus realizou várias atividades ambientais pela cidade, seguindo a orientação do prefeito David Almeida. As ações, que fazem parte do Programa Municipal de Arborização “Manaus Verde”, foram realizadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp).

A celebração pelo Dia da Árvore começou na avenida Flamboyant, no Distrito Industrial II, zona Leste da cidade, com uma ação de combate ao descarte irregular de resíduos. Além disso, as educadoras ambientais da Semulsp orientavam motoristas e colaboradores das empresas, que passavam pelo local, sobre o descarte correto de resíduos.

“Aqui no Distrito Industrial iniciamos uma atividade de combate ao descarte irregular de resíduos. Uma ‘lixeira viciada’ que já há um bom tempo prejudica a visão e a estética deste local. Vamos remover todo o resíduo desta área e em seguida faremos o plantio de mudas e também um jardim para mudar a estética do local. As mudas plantadas serão as espécies frutíferas nativas e não nativas, visando a formação de um pomar urbano, que poderá servir tanto à população que passa pelo local, assim como a fauna”, disse o diretor de arborização da Semmas, Deyvson Braga.

De acordo com o secretário da Semulsp, Altervi Moreira, a limpeza e coleta de resíduos ocorrem normalmente na área do Distrito Industrial II, além disso, são realizadas diariamente campanhas e ações de conscientização em todos os bairros da cidade, porta a porta e por meio de redes sociais.

“A Semulsp e a Semmas fizeram um trabalho muito importante desativando uma lixeira viciada na área do Distrito Industrial II com a empresa Musashi, que vem fazendo uma parceria com a prefeitura. É importante salientar que a Semulsp tem coleta diária na região e sensibiliza todos os dias os moradores da capital sobre o descarte irregular. A população também precisa ajudar nesse trabalho, deixando de depositar lixo nesses locais e fiscalizando os que insistem nessa prática”, destacou Moreira.

A colaboradora da empresa Musashi da Amazônia, Ketlen Costa, agradeceu a prefeitura pela ação, principalmente no combate ao descarte irregular de resíduos.

“Queremos agradecer muito por essa ajuda. São cinco anos enviando ofícios, solicitando para as organizações e para os órgãos, essa ajuda pra gente acabar com essa ‘lixeira viciada’. Sabemos que aqui é só o início do trabalho, então vamos trabalhar juntos com vocês e evitar esse descarte indesejado aqui nessa área”, afirmou Ketlen.

Mais ação

Seguindo a programação especial pelo Dia da Árvore, a Prefeitura de Manaus também realizou, das 8h30 às 16h, o “Drive-Thru Sustentável”, no Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade. Essa ação contou com a parceria da empresa Descarte Correto.

E para finalizar as comemorações pelo Dia da Árvore, a Prefeitura de Manaus realizou, ainda, uma ação de plantio de mudas de plantas, no Prosamim Parque das Araras, que fica localizado na avenida Tarumã, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

“Neste local, fizemos o plantio de mudas com a comunidade local e os órgãos parceiros. Celebrando então a importância das árvores para a nossa cidade”, finalizou Deyvson Braga.

Manaus Sem Fumaça

Aproveitando o Dia da Árvore, o Departamento de Educação Ambiental da Semmas realizou uma ampla divulgação da campanha “Manaus Sem Fumaça” também em todas as ações ambientais que a prefeitura realizou nesta quarta-feira.

Texto e foto – Divulgação / Semmas