Prefeitura de Manaus realiza desobstrução de caixas coletoras

25/01/2023 14h38

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), montou uma força-tarefa para retirar todo o lixo acumulado de 40 caixas coletoras. Nesta quarta-feira, 25/1, dez servidores atuam na desobstrução de seis dessas caixas coletoras no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.

As caixas coletoras na rua Padre Ludovico e na rua 2 foram obstruídas pelo descarte incorreto de grande quantidade de lixo, especialmente de sacolas plásticas e garrafas PET.

O engenheiro e fiscal da obra, Édson Júnior, afirma que a Prefeitura de Manaus conta sempre com o apoio da população para evitar esse problema.

“Aqui nessas vias, os alagamentos eram constantes, especialmente em dias de chuva. Em todas as zonas, atuamos de forma emergencial, seguindo sempre a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, para desobstruir essas caixas e evitar que famílias sejam prejudicadas. Pedimos o apoio da população para que o lixo não seja jogado nas ruas e igarapés da cidade”, disse Édson.

O mecânico Antônio Oliveira, 56 anos, relata os transtornos causados durante os dias de chuva.

“Chove e dá um nervosismo, porque a água não passa para a caixa. Tem muito lixo aqui. As equipes da prefeitura já tiraram várias garrafas PET, mas continuam aqui na retirada de lixo em diversas caixas. Eu espero que os dias de chuva sejam mais tranquilos. Eu agradeço muito ao prefeito David Almeida e ao secretário Renato”, afirmou Oliveira.

A Seminf executa rotineiramente a limpeza das caixas coletoras e realiza a manutenção das redes de drenagem, em todas as zonas da capital. As ações são programadas semanalmente.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf