Pais devem levar crianças de até cinco anos para receber suplementação de Vitamina A

07/03/2016 16h29

Crianças de até cinco anos que não receberam nos últimos seis meses suplementação de Vitamina A devem ser levadas a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber gratuitamente este complemento nutricional. A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que está reforçando os programas desenvolvidos pela Coordenação Técnica das Ações de Saúde Nutricional, com o objetivo de garantir boas condições de nutrição e o desenvolvimento saudável das crianças na primeira infância.

A suplementação de Vitamina A é recomendada pelo Ministério da Saúde para os que têm entre seis meses e cinco anos de idade.  Para receber a vitamina, os pais ou responsáveis devem procurar a UBS mais próxima do seu local de moradia e apresentar a Caderneta da Criança. A suplementação vitamínica consiste na ingestão de um único comprimido. “Uma dose de Vitamina A protege a criança durante seis meses, evitando problemas de saúde ao sistema visual, ao crescimento e ao sistema imunológico do corpo humano”, explica o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

A nutricionista Tânia de Carvalho, da coordenação municipal de Saúde Nutricional, reforça que os riscos de complicações à saúde com a carência de micronutrientes ao organismo humano, principalmente a Vitamina A, costuma ocorrer nessa faixa etária e que o cuidado com a saúde nutricional deve ser feito desde o nascimento.

De acordo com a nutricionista, até o sexto mês de vida, a criança deve ser alimentada com o leite materno, período em que as mães devem consumir alimentos que trazem em sua composição a Vitamina A, para que possam repassá-la através do leite aos bebês.

Tânia de Carvalho informa que é possível encontrar Vitamina A em fontes de origem animal, como ovos e vísceras, e no reino vegetal, em frutas, inclusive as regionais, como o jerimum (abóbora), a pupunha, o buriti, o mamão e a couve.

O Programa de Suplementação de Vitamina A, do Ministério da Saúde, foi implantado pela Semsa em 2013. Da data de sua implantação até o início de 2016, mais de 224 mil crianças receberam a suplementação vitamínica e foram acompanhadas nas ações desenvolvidas por meio das UBSs. “Nosso sistema de saúde oferece suplementação de Vitamina A, inclusive nas unidades de Saúde localizadas na zona rural de Manaus”, informou o secretário Homero de Miranda Leão.

Texto: Wilson Reis

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315