Prefeitura desobstruiu 900 bueiros em Manaus no mês de março

23/04/2023 10h59

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), emite um relatório mensal que contabiliza a limpeza e desobstrução de bueiros, e no mês de março, foram registradas 900 ações. Os trabalhos ocorreram em 141 ruas de diferentes bairros da capital.

As caixas coletoras, chamadas também de bueiros, são equipamentos de drenagem localizados em pontos estratégicos nas sarjetas, junto ao meio-fio, para a captação das águas das chuvas. Elas são construídas em alvenaria e concreto e tem a função de redirecionar as águas pluviais para dentro das tubulações subterrâneas.

O diretor de Manutenção e Infraestrutura Urbana da Seminf (Dmiu), Emerson Costa, ressalta a importância da população descartar lixo em locais adequados, para evitar a obstrução das redes de drenagem, o que pode provocar o rompimento das tubulações e, consequentemente, alagamentos na cidade.

“As caixas coletoras são, na realidade, a porta de entrada do sistema de drenagem e, se houver embalagens, sacolas plásticas, garrafas PET, copos descartáveis e outros objetos descartados de forma irregular nas vias da cidade, a chuva arrasta todo esse material para dentro da rede de drenagem profunda, bloqueando a passagem da água e comprometendo a vazão do sistema de drenagem”, alerta Emerson Costa.

Para manter a fluidez das redes de drenagem na cidade, diminuindo riscos de alagamentos, a limpeza e desobstrução ocorrem diariamente nos 17 distritos de obras da Seminf, espalhados pela cidade que atuam de forma manual e com o auxílio de caminhão hidrojato, que tem como função principal a sucção de todo o lixo acumulado. Ele suga os resíduos que estejam bloqueando as caixas coletoras e as tubulações.

Orientações

Para ajudar a amenizar os impactos do descarte irregular, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana Semulsp sugere que o lixo seja acondicionado corretamente em sacos plásticos resistentes; que o horário da coleta de lixo seja observado, evitando exposição prolongada nas lixeiras e a ação de animais na violação dos sacos; que a população não jogue lixo em vias públicas, calçadas, praças e igarapés.

A Semulsp realiza, diariamente, serviços de limpeza em toda cidade, removendo lixo e resíduos das ruas, das orlas, dos rios e igarapés. Em média, por mês, são recolhidos das orlas cerca de 700 toneladas.

A remoção mecanizada no primeiro trimestre deste ano aponta que foram retiradas das ruas em média 9.821 toneladas de lixo, enquanto que a remoção manual deu conta de retirar, em média mensal, 13.526 toneladas por mês.

Esse trabalho diário mobiliza cerca de mil servidores, distribuídos por todas as zonas da cidade.

Solicitações de limpeza

A Semulsp conta com o serviço de disk-limpeza, pelos telefones (92) 98401-2542 e 98842-4738, além do serviço agendado de coleta de grandes objetos como sofá, cama, fogão, entre outros, por meio dos telefones (92) 98415-9563 e 98459-5618.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Foto – Márcio Melo / Seminf