Prefeitura de Manaus realiza manutenção de caixas coletoras no bairro Novo Aleixo

20/04/2023 16h47

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou, nesta quinta-feira, 20/4, a limpeza e desobstrução de uma caixa coletora de águas pluviais na rua João Câmara, bairro Novo Aleixo, zona Leste.

A caixa coletora estava tomada por lixo acumulado, por conta do descarte irregular, e teve o fundo totalmente rompido, o que provocava alagamentos na via. As equipes da Secretaria de Obras atuam nos trabalhos de recomposição da caixa, utilizando uma mistura de areia e cimento para fazer a concretagem e, dessa forma, garantir o fluxo correto das águas pluviais.

“Esse trabalho é rotineiro e tem como meta melhorar a eficiência do sistema de passagem de águas pluviais, retirando os resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de lixo em vias públicas, dificultando o escoamento normal das águas das chuvas. As equipes da Seminf trabalham em vários pontos da cidade, conforme determinam o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior”, explica o engenheiro Édson Júnior.

De acordo com Édson Júnior, o serviço é executado diariamente e intensificado no período de inverno amazônico, reduzindo os locais de inundação, facilitando o escoamento de águas pluviais em ruas e avenidas da cidade.

“Aqui nesta área do Novo Aleixo, encontramos muita sujeira proveniente de lixo descartado de forma irregular, que causou o comprometimento na fluidez das águas das chuvas. Realizamos a limpeza da caixa coletora e estamos refazendo a estrutura da caixa, toda em concreto”, explicou o engenheiro.

O engenheiro ressalta que é fundamental a contribuição da população na manutenção dos bueiros livres de resíduos, acondicionando corretamente o lixo, uma vez que esse é o maior problema de rompimentos de tubulações e caixas coletoras na cidade.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio / Seminf