Ação da Prefeitura de Manaus retira das ruas 7 mil pneus velhos

03/02/2023 19h36

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou nesta sexta-feira, 3/2, o dia “D” do recolhimento de pneus das ruas da capital. A operação que envolveu 120 servidores, seis caminhões e duas caçambas, acompanhou um roteiro que contemplou as quatro zonas da cidade.

De acordo com o secretário de Limpeza, Sabá Reis, essa é a primeira vez que acontece este tipo de operação, uma novidade que traz benefícios a cidade, a população e ao meio ambiente como um todo.

“Nós recolhemos esse material todos os dias das ruas, mas uma operação grande assim é a primeira vez. É determinação do prefeito David Almeida, de cuidarmos do meio ambiente e é o que estamos fazendo, mas a população precisa fazer a parte dela”, disse Sabá.

Aproximadamente sete mil pneus foram recolhidos e encaminhados para a empresa Fênix Pneus, responsável pelo recebimento dessa matéria-prima, em seguida serão encaminhados para o estado de Goiânia, onde lá eles receberão o processo de incineração e sua fase final se transforma em material para ser acrescentado ao cimento, forma ecologicamente correta.

“Essa operação foi um sucesso, e a determinação do secretário Sabá Reis é que possamos realizar outras vezes esse serviço, dessa forma estaremos retirando das ruas uma grande quantidade de pneus e usando também nos serviços de paisagismo da cidade”, comentou o coordenador da Comissão Especial de Divulgação e Orientação de Limpeza Pública (Cedolp), Luiz Paz.

Para o borracheiro João Rabelo, a ideia de recolhimento desses pneus foi aprovadíssima, já que ele tinha em sua casa aproximadamente 100 pneus e não sabia como dar a destinação correta. “A prefeitura está de parabéns, eu nunca tinha visto isso antes. Já não tinha mais espaço para eu guardar pneus. Parabéns mesmo”, agradeceu.

As equipes de sensibilização da Semulsp participaram da ação, conversaram com os moradores, comerciantes e borracheiros do quanto é importante preservar a cidade limpa e longe de doenças. Os Garis da Alegria fizeram a festa e chamaram a atenção por onde passaram, dessa forma ajudaram a transformar a ação em um sucesso.

Recolhimento dos pneus

Zona Norte: Flores, Manoa, Monte das Oliveira, Terra Nova, Santa Etelvina

Zona Sul: Morro da Liberdade, Santa Luzia, Betânia, Colônia Oliveira Machado, São Francisco, Aleixo, Japiim, Distrito Industrial

Zona Leste: Coroado, São José, Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Tancredo Neves, Zumbi.

Zona Oeste: Compensa, São Raimundo, Vila da Prata, São Jorge, Santo Antônio, Ponta Negra, Tarumã, Santo Agostinho, Lírio do Vale.

Texto – Alex Melo / Semulsp

Fotos – Divulgação / Semulsp