Prefeitura de Manaus chega a 100 mil atendimentos urbanos na gestão David Almeida

09/02/2023 10h59

Com mais 4.696 formalizações realizadas no mês de janeiro de 2023, a Prefeitura de Manaus chegou ao número de 100 mil atendimentos no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) desde o início da gestão do prefeito David Almeida.

De janeiro de 2021 a janeiro de 2023, são 100.437 atendimentos no licenciamento urbano. Em janeiro passado, foram 2.115 e-mails, 501 processos formalizados e mais de 1.550 ligações recebidas na gerência, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

Comparando igual período de 2022, agora o Implurb teve uma alta de 18,4% no mês. Em todo o ano de 2022, foram 51.018 atendimentos realizados pelo instituto. O número de 51 mil representa uma alta de 14,07% em relação ao mesmo período de 2021, quando a autarquia fez 44.723 atendimentos.

O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, afirmou que os indicadores refletem o trabalho da equipe da autarquia e as mudanças realizadas de forma constante.

“Nossa preocupação é otimizar a prestação de serviços junto ao público externo, dando maior celeridade e melhor fluxo aos processos. Nossa missão é transformar Manaus em uma cidade global e, entre as capitais brasileiras, uma das melhores para se fazer negócios”, afirmou.

Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas devem ser enviadas para o respostaimplurb@outlook.com.

Requerente

Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.

O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.

No site do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco” onde vai encontrar os números atualizados e em operação, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. A Gerência de Atendimento (Geat) tem quatro números para os cidadãos, das 8h às 14h, para agendamento prévio: (92) 3625-4789 e o 3625-2947, além do 98855-1330 e 98842-1031, exceto feriados e pontos facultativos.

Formalização de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb. A Diretoria de Operações (Diop) dá suporte aos setores técnicos e contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail diop.implurb@pmm.am.gov.br.

Em caso de pagamentos de taxas, elas são emitidas pela Gerência de Cálculo (GCA) e enviadas para o interessado. Após o comprovante ser recebido e o pagamento processado, o processo segue a tramitação e liberações necessárias. Lembrando que o requerente pode fazer o pagamento usando Pix.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Arquivo/Implurb