Prefeitura de Manaus lança mais um processo seletivo para universitários que queiram atuar no ‘Programa Tempo de Aprender’ da Semed

Por Prefeitura de Manaus

30/03/2023 10h31

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, nesta quarta-feira, 29/3, mais um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para Assistentes Voluntários de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender. Desta vez, o processo visa a seleção de candidatos para atuarem na área urbana. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nº 5.556, na página 22. 

As inscrições serão realizadas no site da Semed, por meio do link https://forms.gle/fRtVNWQT97DNmcHY8 no dia 30/3. O link abre às 8h e se encerra às 17h. 

Para o voluntário, essa é uma oportunidade de aprendizagem prática dentro da sala de aula, como explica a coordenadora local do programa, Lourdes Lira. “A principal vantagem que o voluntário tem para a vida profissional é estar dentro de um laboratório real, cheio de diversidades, que é uma ótima oportunidade para o universitário da área da educação. Essa é uma experiência que vai contribuir e muito para a vida profissional. Ele também será o apoio direto do professor alfabetizador nas séries iniciais”, ressaltou. 

A seleção acontecerá em duas etapas: Primeira etapa é análise do perfil do candidato inscrito, de caráter eliminatório. A segunda etapa é análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório. 

Para se candidatar, os requisitos são: ser brasileiro; possuir, no mínimo, 18 anos completos no ato da inscrição; e ser estudante regularmente matriculado, a partir do 3º período, ou graduado nos cursos de Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação para as séries iniciais do ensino fundamental. 

O Assistente Voluntário de Alfabetização terá o ressarcimento das despesas com a alimentação e transporte arcados pelo Programa Tempo de Aprender, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nos seguintes valores: R$ 150 por turma nas unidades de ensino não vulneráveis por 5 horas semanais em cada turma, podendo o voluntário assistir o máximo de 8 turmas por semana. R$ 300 por turma nas unidades de ensino vulneráveis por 10 horas semanais em cada turma, podendo o voluntário assistir o máximo de 4 turmas por semana.

— — —

Texto – Érica Marinho e Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzKwPB