Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda sem manutenção há 25 anos no bairro Compensa

Por Prefeitura de Manaus

27/04/2023 9h24

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), instaura força-tarefa na capital para recuperar redes de drenagem profunda, desgastadas pelo tempo, principais causas do aparecimento de crateras nas vias do bairro Compensa, zona Oeste. A Secretaria de Obras atua, nesta quinta-feira, 27/4, para reestruturar a rede de drenagem da rua 15 de Dezembro, que rompeu e uma cratera de dois metros de profundidade se abriu na pista. 

A equipe de 15 servidores trabalha, com o auxílio de uma retroescavadeira, na substituição de três tubos de 60 milímetros, sem manutenção há, ao menos, 25 anos, segundo relatos dos moradores da área.

“Maioria das tubulações na cidade de Manaus é antiga, algumas de 25 anos, outras mais deterioradas, com 40 anos. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é de que todas as linhas desgastadas, antigas, que não canalizam as águas pluviais de forma adequada, sejam trocadas, com o objetivo de proporcionar o funcionamento correto das peças e evitar problemas que prejudiquem os moradores locais”, explica o engenheiro da área, Jackson Matos. 

Os servidores irão reconstruir a drenagem superficial e recuperar sete metros de sarjeta, calçada e meio-fio, que foram atingidos pelo afundamento parcial na via. Na sequência, a obra será concluída com o reaterro e a aplicação de asfalto no local.

— — —

Texto – Rayana Coutinho/Seminf

Fotos – Márcio Melo/Seminf