Prefeitura de Manaus recupera 30 metros de rede de drenagem profunda no bairro Lago Azul

20/05/2023 11h07

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, neste sábado, 20/5, na recuperação de uma rede de drenagem profunda de 30 metros de extensão, na rua Rio Beni, no bairro Lago Azul, sem reparos desde a implantação, há mais de dez anos.

A equipe de Engenharia constatou que aproximadamente dez tubos sofreram rompimento e o restante estavam desanelados, o que provocou o desmoronamento parcial de 4 metros de profundidade no final do trecho.

Quinze servidores atuam na área, com o apoio de uma escavadeira hidráulica, caçambas, retroescavadeira, para executar a substituição das novas peças, reaterro, e a reconstrução de uma caixa coletora de 1,30 metro, que foi afetada.

“Essa é uma rua secundária, que fica próxima às escolas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ao igarapé da redondeza. A antiga rede de drenagem foi implantada logo na existência do bairro e, desde então, nunca recebeu serviços de manutenção, com o tempo de uso vencido e as fortes chuvas, alguns tubos romperam e outros desanelaram, ocasionando esse desmoronamento parcial.  O prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior, determinaram a reestruturação do trecho e a recuperação de drenagem, de forma imediata, para o bem-estar dos moradores”, afirmou o subsecretário de Serviços Básicos, Efrain Aragão.

A Prefeitura de Manaus conta com a força-tarefa dos distritos de obras que executam os serviços de limpeza e desobstrução, drenagem profunda e superficial, reconstrução de escadas e pontes em madeiras, entre outros trabalhos, para restituir o tráfego de veículos e pedestres em todas as zonas da cidade.

Texto – Rayana Coutinho/ Seminf

Fotos – Márcio Melo/ Seminf