Prefeitura promove visitação ao Museu da Cidade de Manaus para pessoas surdas

09/03/2023 18h29

Buscando ampliar o acesso à cidadania e cultura para todos os públicos da cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta quinta-feira, 9/3, uma visitação especial ao Museu da Cidade de Manaus, no Paço da Liberdade, localizado no centro histórico da capital, voltada para pessoas surdas atendidas pelo Instituto PCD Juntos Somos Mais Fortes, responsável por prestar apoio jurídico, médico e de empregabilidade para pessoas com deficiência.

Ao longo da manhã, o grupo pode conferir, com o auxílio de uma intérprete de libras, uma série de espaços e exposições interativas sobre diferentes épocas e aspectos da história e da cultura local.

“Há uma importância muito grande e uma necessidade em trazer esse segmento de pessoas com deficiência, independentemente do tipo que seja, para conhecer os espaços públicos da cidade de Manaus. É um processo que visa também mostrar para a população que há, sim, acessibilidade e inclusão nesses espaços para que todos possam se sentir acolhidos”, explicou a gerente de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e dos Idosos da Semasc, Deídre Silva.

Entre as salas visitadas, destacaram-se espaços como a sala “Afluentes do Tempo”, onde toda a história do Estado do Amazonas é contada em ordem cronológica a partir da projeção de imagens em uma espécie de bacia em formato de rio; a sala “Banhos de Origem”, onde é possível escutar (e até sentir) o depoimento de pessoas de diversas nacionalidades que decidiram viver na capital amazonense em uma experiência fortemente apoiada na percepção sensorial dos visitantes; e, é claro, a tradicional “Sala dos Prefeitos”, registro histórico de todos os prefeitos que já assumiram a gestão da cidade.

“O Museu da Cidade de Manaus, é um espaço cultural que está preparado para receber pessoas com deficiência. A gestão do prefeito David Almeida trabalha com essa política cultural inclusiva, de democratização e do acesso aos bens culturais. Inclusive, em breve, teremos no museu um aplicativo que permite a autocondução da pessoa surda dentro do espaço por meio da tecnologia, rompendo as barreiras do silêncio e da falta de informação para esse público”, pontuou a vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga.

Para a monitora da visitação, Ana Beatriz Lima da Silva, é importante que cada vez mais pessoas com deficiência, idosos, crianças e cidadãos em geral visitem os espaços históricos da cidade.

“Não que seja raro, mas a frequência com que as pessoas daqui visitam o museu ou outros espaços culturais é bem menor em relação ao número de turistas que vêm de fora para conhecer nossa realidade. É muito importante que façamos esse esforço para trazer cada vez mais segmentos de público daqui para conhecer mais sobre a história da nossa cidade, do nosso estado e da nossa cultura”, concluiu Ana Beatriz.

Também visitando o museu pela primeira vez, o presidente do Instituto PCD Juntos Somos Mais Fortes, Frank Félix, agradeceu a oportunidade e destacou as coisas que mais chamaram a atenção.

“Confesso que por ser deficiente auditivo não possuía um conhecimento muito aprofundado sobre a história da nossa cidade, mas hoje fiquei maravilhado. Poder ver como a cidade foi se desenvolvendo ao longo do tempo, perceber o quanto o passado é interessante, além de matar a curiosidade da nossa comunidade surda, em que muitos nunca haviam visitado um museu antes”, finalizou Frank.

O Museu da Cidade de Manaus, localizado na rua Gabriel Salgado, no centro histórico, fica aberto para visitação gratuita de segunda a sexta, das 9h às 16h20, com agendamento por meio do e-mail: museu.manaus@gmail.com.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc