Prefeitura de Manaus reúne famílias de crianças autistas no II Arraial do Eamaar

29/07/2022 20h28

A Prefeitura de Manaus, por meio do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), promoveu, nesta sexta-feira, 29/7, a segunda edição do “Arraial do Eamaar”, que reuniu famílias de crianças e adolescentes autistas atendidas na unidade, localizada no bairro Alvorada, zona Oeste. Gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o equipamento possui, aproximadamente, 430 crianças sendo acompanhadas por alguma especialidade.

“Esse tipo de atividade é muito importante para os autistas, porque as festividades exigem uma disposição muito maior para o convívio social, sem esquecer que é preciso respeitar a individualidade de cada um”, declarou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Entre as atrações do II Arraial do Eamaar, estavam o levantador de toadas do boi Caprichoso, Arlindo Neto, o cantor Hans Müller, além das apresentações da quadrilha Gald na Roça e a quadrilha da diversidade Kero Close.

“Para chegarmos no nível de conseguir fazer uma festa coletiva com movimento e som em que essas crianças se sintam confortáveis, foram muitos anos de trabalho. Nosso principal objetivo é desenvolver a autonomia desses pequenos, trabalhando com muito carinho e atenção, ensinando também às pessoas que o autismo não é uma doença, apenas uma condição atípica”, destacou o diretor do Eamaar, Alexandre Mascarenhas.

Janice Costa, mãe de uma das crianças atendidas pela unidade, definiu a festa como um momento de “alegria contagiante”, tecendo elogios ao trabalho realizado no equipamento ao longo dos anos.

“Aqui é um lugar onde a palavra inclusão realmente é posta em prática, onde você consegue ver a alegria dos nossos filhos, e é maravilhoso. Muitos nunca haviam comemorado uma festa junina antes e agora estão todos aqui se divertindo. É algo muito gratificante e contagiante”, concluiu.

Sobre o Eamaar

O Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy tem como objetivo realizar atendimentos integrais nas áreas de educação, assistência social e saúde, a nível ambulatorial, ofertados a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 meses a 14 anos de idade diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

A unidade fica localizada na Rua J. Soares, 73, no bairro da Alvorada.

Texto – Guilherme Pacheco Araújo / Semasc

Fotos – João Viana / Semcom