Prefeitura de Manaus participa de audiência pública na CMM sobre os direitos dos alunos com deficiência

26/04/2023 8h51

A Prefeitura de Manaus participou, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta terça-feira, 25/4, da audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM) sobre o profissional de apoio escolar para alunos com deficiência nas unidades de ensino.

O encontro contou com a presença dos representantes das comissões de Educação e da Pessoa com Deficiência (PcD) da CMM, além da sociedade civil organizada. O objetivo foi debater a necessidade da regularização do profissional voltada ao acompanhamento dos estudantes com deficiência, para que haja a inclusão social.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, explicou que a participação da Prefeitura de Manaus nessa audiência é importante porque a visão da atual gestão municipal é dar oportunidade a todos.

“Nós conversamos com as mãezinhas porque elas têm, com certeza, as ponderações delas. Nós temos o nosso corpo técnico jurídico, todos estamos aqui numa só intenção, fazer aquilo que tem feito da vida e preconizado e tem feito na gestão do prefeito David Almeida; e é como ele orienta os secretários, todos aqueles que estão caminhando para fazer o bem e o melhor pelo povo de Manaus”, salientou a secretária.

Para Fabiana Nascimento, do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Manaus, a reunião foi importante por mostrar que tanto o Legislativo quanto o Executivo estão focados em melhorar a qualidade de vida das Pessoas com Deficiência (PcDs).

“Hoje você vê que eles entendem que a gente não está numa audiência só ouvindo. A gente pode falar. Então a minha expectativa é por dia melhores e que o poder público entenda que hoje nós, como instituições, sabemos exatamente o que queremos”, completou Fabiana.

Quem também esteve presente foi a deputada estadual Joana Darc. Segundo ela, essa discussão é importante porque era um problema que se arrastava em gestões anteriores, e agora o tema ganha a visibilidade necessária.

“Infelizmente isso estourou em cima dessa gestão, mas o problema é antigo, e não estou aqui defendendo o prefeito ou a secretária, mas precisamos ser justos. E mais do que isso, precisamos nos unir nessa luta. Eu me coloco à disposição e vou apresentar para a secretária Dulce um relatório da audiência que tivemos na Assembleia Legislativa e assim, buscarmos políticas públicas efetivas”, disse a deputada.

Após a discussão, foram apresentadas diversas propostas para solucionar a questão da educação especial. Foi definida a criação de um grupo de trabalho que discutirá e apresentará um relatório daqui a 15 dias.

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed