Prefeitura de Manaus e Apae promovem manhã de convivência especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

21/03/2023 16h04

Celebrando o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta terça-feira, 21/3, uma manhã de convivência e cidadania a todos os assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae).

O evento foi realizado na sede da associação, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e contou com serviços de embelezamento, como esmaltação de unhas e limpeza de pele, emissão de documentação básica, assessoria jurídica, atendimentos relacionados ao Cadastro Único, venda de artesanato produzido pelos alunos, além de muita música.

“Nesse dia tão especial, decidimos junto com a Apae e outros parceiros realizar um evento que trouxesse esses serviços e que garantisse o acesso dos assistidos e das suas famílias a uma série de direitos essenciais para o exercício de sua cidadania e para o processo de inclusão social deles”, explicou a gerente de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idosos, Deídre Silva.

De acordo com a presidente da Apae em Manaus, Ione Pereira Toma, muito mais que um momento de leveza e descontração, o principal objetivo de eventos do tipo é a desmitificação das pessoas com Síndrome de Down e de todos os aspectos que cercam sua realidade.

“Queremos mostrar para a sociedade a importância de se assistir, apoiar e entender a pessoa com Síndrome de Down. É importante que destaquemos que muitos dos nossos assistidos têm uma vida normal e saudável, namoram, passeiam, trabalham, estudam etc., fazendo de hoje um dia de celebração e demonstração das capacidades de cada um”, afirmou.

Para Izanete de Miranda, a mãe da jovem Alane de Mirada, atendida pela Apae desde 2006, a associação é um lugar cativante e repleto de profissionais atenciosos e qualificados, onde a celebração do dia não poderia ser melhor.

“Ela gosta muito daqui. As atividades são boas, são cativantes e os professores são excepcionais. Estamos aqui há muito tempo e o apoio da associação tem sido uma benção ao longo de todos esses anos. Gostei muito da celebração e ela também! Mesmo que ela não se envolva muito em atividades como dança, a gente percebe que ela está gostando de estar aqui também”, finalizou Izanete, abraçando a filha.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc