Vacinação contra a Covid-19 nesta semana estará disponível em 71 pontos da Prefeitura de Manaus

05/02/2023 10h13

Com o objetivo de garantir o acesso à vacina contra a Covid-19 à população manauara, a Prefeitura de Manaus disponibiliza 71 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para a oferta dos imunizantes que evitam as formas graves da doença, no período de segunda-feira a sexta-feira, de 6 a 10/2.

Distribuídos em todas as zonas geográficas de Manaus, os pontos de vacinação irão funcionar, tanto no horário regular quanto no horário estendido (até as 20h). Os endereços das unidades, horários de funcionamento e públicos atendidos, podem ser acessados pelo link bit.ly/localvacinacovid19.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, enfatiza o compromisso social que cada manauara cumpre vacinando-se, uma ação individual que se reflete na saúde coletiva. “Pedimos que as pessoas que ainda não completaram seu esquema básico inicial, se vacinem e se protejam da doença. Quem precisa tomar as doses de reforço é importante que o faça o mais rápido possível. Esse cuidado é extensivo às crianças. No último sábado, dia 4, a Pfizer pediátrica voltou a estar disponível para as crianças de 5 a 11 anos, portanto crianças nessa faixa-etária já podem ser levadas às salas de vacina”, pontua.

A vacinação para crianças de 6 meses a 2 anos permanece nas quatro unidades de referência da rede municipal de saúde, providência que tem o objetivo de evitar a perda de doses de vacina. Cada frasco tem duração de 12 dias depois de aberto, por isso a necessidade de concentrar a vacinação nesses pontos de imunização que funcionam na UBS Áugias Gadelha, na rua 15, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior, bairro Cidade Nova I, zona Norte; UBS José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Chapada, zona Centro-Sul; UBS Deodato de Miranda Leão, na avenida Presidente Dutra, s/nº, no bairro Glória, zona Oeste; e UBS Alfredo Campos, na alameda Cosme Ferreira, s/nº, no bairro Zumbi, zona Leste.

Para a população a partir dos 12 anos, a Semsa ressalta a importância de tomar as doses de reforço como forma de fortalecer o sistema imunológico contra as formas da doença. Segundo dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), 604.398 pessoas estão em atraso com a terceira dose e 473.302 pessoas ainda não se vacinaram com a quarta dose.

“É importante salientar que a quarta dose está liberada para os adolescentes imunossuprimidos. E quem tem 18 anos ou mais, nesta condição, também já está liberado para receber a quinta dose da vacina contra a Covid-19”, explica Shádia.

A Semsa orienta os usuários sobre a importância de apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, no caso das crianças, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina. Crianças e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Texto – Divulgação / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa