Prefeitura ofertará vacina Influenza para público geral a partir desta quinta-feira, 18/5

15/05/2023 17h07

A Prefeitura de Manaus disponibilizará a partir desta quinta-feira, 18/5, a vacina contra a Influenza para o público geral a partir dos 6 meses de idade, na capital. O imunizante estará disponível nas 171 salas de vacina das unidades gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Até quarta-feira, 17, a vacina continua disponível exclusivamente para os 17 grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. As salas que ofertam os imunobiológicos podem ser consultadas no link: bit.ly/salasdevacinamanaus.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que a decisão de ofertar o imunobiológico para o público a partir da quinta-feira, 18, objetiva dar mais uma oportunidade às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que são mais vulneráveis às formas graves do vírus, que comprometem seriamente a saúde, levando inclusive ao óbito.

“Nossa intenção é alertar as pessoas do grupo prioritário que ainda não se protegeram, que aproveitem até quarta-feira, para procurar uma das nossas 171 salas de vacina, quando os estoques estão garantidos para estes segmentos”, destaca. Desse modo, ressalta a secretária, será possível evitar as complicações que podem resultar em internações hospitalares como pneumonia, desidratação, otite e um agravamento das doenças crônicas. “Por isso, é importante que esses grupos priorizem a vacinação”, acrescentou.

A vacina contra a Influenza começou a ser ofertada no dia 27 de março por sete grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos; idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; puérperas; professores das redes pública e privada; indígenas, aldeados e não aldeados; gestantes. A estimativa é de que 567.752 pessoas componham esses grupos.

Até esta segunda-feira, 276.557 pessoas que integram os grupos prioritários, já haviam recebido o imunobiológico, o que perfaz 48.71% desse total, já protegido contra as formas graves da Influenza.

Além desses, dez grupos também são vacinados: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

A vacina está disponível nas unidades que funcionam no horário regular, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também nas de horário ampliado, das 8h às 20h. A vacina também estará disponível aos sábados das 8h às 12h. Os locais podem ser conferidos no link: bit.ly/salasdevacinamanaus.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa