Prefeitura de Manaus reforça oferta da vacina meningocócica C para bebês, crianças e trabalhadores da saúde

16/03/2023 15h55

Imunizante essencial na proteção contra a meningite, a oferta da vacina meningocócica C (conjugada) segue sendo reforçada pela Prefeitura de Manaus nas 171 salas de vacina da rede, distribuídas em todas as zonas da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) explica que os bebês devem completar o esquema vacinal até os 12 meses de idade, mas o serviço também está disponível para crianças de até 10 anos de idade e trabalhadores da saúde.

A gerente de Imunizações da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, informa que o esquema primário é de duas doses, sendo a primeira aos três meses de vida e a segunda aos cinco meses, além de uma dose de reforço aos 12 meses. No ano passado, a cobertura vacinal da meningocócica C em crianças de até 1 ano chegou a 84,30% em Manaus, no entanto a meta é 95%.

“A vacina integra o calendário básico do Programa Nacional de Imunizações desde 2010 e pedimos que os pais tenham atenção para essas doses, especialmente no primeiro ano de vida da criança, que é o tempo certo para fazer essa vacina. Os responsáveis devem levar os filhos à sala de vacina mais próxima, portando documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacina”, orienta Isabel.

Para facilitar o acesso, a secretaria disponibiliza nove unidades que funcionam até as 20h em dias de semana, e das 8h às 12h aos sábados, com a oferta de todas as vacinas do calendário básico. A lista com endereços e horários de todas as 171 salas de vacina pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br ou diretamente no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Outros grupos

Isabel Hernandes explica que o Ministério da Saúde também preconiza a vacinação com a meningocócica C para crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, que por algum motivo não completaram o esquema vacinal no primeiro ano de vida, e para trabalhadores da saúde de todas as idades, com esquema de uma dose.

O Ministério da Saúde emitiu um comunicado às coordenações de imunizações do país, no final do mês de fevereiro, para reforçar as recomendações em relação à aplicação da vacina meningocócica C.

“A vacinação protege esses grupos e evita possíveis surtos da doença causados pelo sorogrupo C. É importante ressaltar que os adolescentes de 11 e 12 anos podem tomar a vacina meningocócica ACWY, que combate outro sorogrupo da doença. Precisamos do envolvimento de toda a população para ampliarmos a cobertura vacinal e termos uma sociedade protegida”, pontua Isabel.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa