Prefeitura de Manaus iniciará campanha de vacinação contra a influenza na próxima segunda-feira, 27/3

22/03/2023 16h07

A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) será iniciada pela Prefeitura de Manaus na próxima segunda-feira, 27/3, para 17 grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá disponibilizar 171 salas de vacina distribuídas por toda a cidade, sendo que nove delas também ofertarão o serviço à noite e aos sábados.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que, neste ano, a campanha será aberta simultaneamente para todos os grupos prioritários, e deve se estender até o dia 31 de maio. Os usuários devem buscar as salas de vacina portando documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e um documento que comprove sua inclusão nos grupos prioritários.

“O vírus da influenza tem um grau de transmissão muito alto e pode provocar a gripe, que se trata de uma infecção aguda no sistema respiratório das pessoas contaminadas. Sabemos que alguns grupos mais vulneráveis podem desenvolver quadros graves de gripe, sendo necessária até a hospitalização, mas a vacina é ofertada justamente para proteger essa população, por isso pedimos que os usuários busquem nossos vacinadores”, destacou a secretária.

A titular da Semsa detalha que o público-alvo são crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas; indígenas aldeados e residentes da área urbana; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; e professores de escolas públicas e privadas. A meta do município é alcançar 90% desses grupos, que somam um total de 567.752 pessoas.

A imunização contra a influenza também será liberada para outros dez grupos: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

A lista com endereços e horários das 171 salas de vacina da Semsa pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br ou diretamente no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Intensificação

A gerente de Imunizações da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, informa que o Ministério da Saúde repassou 360 mil doses da vacina trivalente contra a influenza para que o município de Manaus inicie a imunização. Segundo a enfermeira, equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) irão também intensificar a aplicação da vacina nas comunidades.

“As equipes de ESF irão realizar busca ativa nos territórios com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas em um menor intervalo de tempo. As ações serão planejadas para alcançar locais onde estão as pessoas que integram os grupos prioritários, como crianças e professores dentro das escolas, por exemplo”, afirmou a gerente.

A Semsa também disponibilizará a vacinação em domicílio para usuários acamados. É preciso que os responsáveis façam o cadastro por meio do Disque Saúde (0800 280 8 280), que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

“O cadastro dos acamados inicia na segunda-feira, dia 27, e segue até o dia 15 de maio. Já a vacinação em domicílio será feita a partir do dia 10 de abril, pois a gente espera reunir esses dados e fazer uma rota de proximidade das casas. Na oportunidade, vamos levar não só a vacina contra a influenza, mas também a vacina bivalente contra a Covid-19 que alguns grupos já estão contemplados para receber”, ressaltou Isabel.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa