Prefeitura beneficia comunidade ribeirinha do assentamento Nazaré com ‘Ilumina Manaus Rural’

30/01/2023 17h25

O assentamento Nazaré, localizado à margem esquerda do rio Negro, a 60 quilômetros em linha reta da capital amazonense, é a nova beneficiada pela Prefeitura de Manaus, com o programa “Ilumina Manaus Rural”. Nesta segunda-feira, 30/1, foram instalados 64 pontos de iluminação na comunidade, onde vivem, aproximadamente, 400 pessoas, que sofriam com a baixa qualidade da iluminação pública.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) elaborou um projeto de logística para levar os equipamentos e a equipe para realizar o serviço na comunidade que possui como único meio de acesso, o rio.

Os trabalhos que foram iniciados no último sábado, 28/1, seguem em ritmo acelerado, acompanhados e fiscalizados pela Seminf, por meio da Unidade Gestora de Abastecimento de Energia (UGPM – Energia).

Para o diretor da UGPM Energia, Robson Goiabeira, a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de obras, Renato Junior, é que as comunidades rurais, sobretudo as mais distantes, sejam beneficiadas pela modernização em LED.

“As comunidades ribeirinhas já sofrem com as grandes distâncias. Os moradores percorrem muitos quilômetros a pé e acabam se expondo a acidentes que poderiam ser facilmente evitados se tivessem uma boa iluminação”, afirma Goiabeira.

“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de obras Renato Junior é que todo assentamento receba um trabalho de modernização em LED, em toda a comunidade, com a substituição das luminárias antigas e ultrapassadas”, explica.

O programa “Ilumina Manaus Rural” já beneficiou 17 comunidades rurais da capital desde o início da gestão do prefeito David Almeida. Moradora da comunidade há 28 anos, Maria José Silva afirma que leva seus netos à escola todos os dias e que a volta sempre era um sofrimento por conta da escuridão.

“Nem estou acreditando que agora vamos ter luz na rua também. Aqui, a noite chega mais rápido. Vir da escola para casa com os meninos era uma tortura, dava medo de tropeçar e cair, além do medo de bicho pelo caminho. Estou muito feliz com esse prefeito David, só um homem de Deus para lembrar que a gente existe”, comemora Maria.

Qualquer comunidade rural que possua baixa tensão de energia pode ser beneficiada pelo projeto “Ilumina Manaus Rural”. O programa pioneiro foi implantado pela gestão do prefeito David Almeida e moderniza a iluminação a LED em comunidades rurais da capital.

O Assentamento Nazaré também foi beneficiado pelo projeto “Uma Luz Para o Esporte”, programa da UGPM – Energia que hoje realiza a instalação de 24 refletores em LED no campo de futebol da comunidade

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Sérgio Monterio / Seminf