Ageman notifica Manausluz por falta de acesso ao sistema de controle remoto das luminárias públicas

17/02/2023 14h39

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) notificou a empresa Manausluz, na manhã desta sexta-feira, 17/2, pela ausência de acesso ao sistema de controle remoto das luminárias (Telegestão) que compõem o sistema público de iluminação da cidade de Manaus.

A penalidade se deu porque a concessionária, após manifestação da Ageman, ainda não disponibilizou o acesso do órgão regulador ao sistema de Telegestão, que possibilita o controle remoto das luminárias de LED implantadas na capital.

O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, explicou que o acesso da Ageman ao referido sistema é uma exigência prevista no contrato de concessão e o não atendimento desta cláusula implica em penalidade à empresa.

“A nossa diretoria, que regula e fiscaliza o contrato de concessão da Manausluz com a Prefeitura de Manaus, encaminhou comunicação oficial contendo os dados dos nossos servidores que farão o acesso ao sistema, no entanto, não tivemos a resposta da empresa, o que nos levou a notificar a concessionária, visto que essa obrigação consta no contrato de concessão. A Telegestão contribui significativamente com uma melhor eficiência energética do nosso parque de iluminação pública, pois será possível monitorar com maior celeridade o sistema e garantir uma resposta mais rápida às demandas dos usuários”, afirmou Elson.

Na notificação encaminhada à concessionária Manausluz, a Ageman concedeu um prazo de cinco dias úteis para que a empresa preste informações sobre o atraso na liberação do acesso, bem como providências em relação ao treinamento que deverá ser disponibilizado aos servidores da Ageman indicados para acessar o sistema de Telegestão.

Telegestão

A Telegestão permite, por exemplo, programar o acionamento e o desligamento das lâmpadas de LED, identificar falhas como lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia e regular a intensidade da luz emitida. Além disso, as equipes de manutenção não precisam mais sair às ruas para detectar possíveis erros, pois o próprio sistema envia notificações de reparo ao Centro de Comando e Controle da concessionária.

Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Fotos – Nathalie Brasil/ Arquivo Semcom