Ageman e Unidade Gestora de Energia acompanham teste da nova iluminação da ponte metálica da avenida 7 de Setembro

01/11/2022 12h38

Equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Unidade Gestora de Energia da Prefeitura de Manaus acompanharam, na noite desta segunda-feira, 31/10, o teste do sistema da nova iluminação da ponte Benjamin Constant, também conhecida como ponte metálica da avenida 7 de Setembro, no Centro.

Na vistoria, os engenheiros verificaram o funcionamento dos pontos de iluminação a LED fixos ao longo das passarelas de pedestres e da parte inferior da ponte, incluindo as pilastras de sustentação e as fitas de LED instaladas nas curvas elevadas.

O diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal, explicou que a empresa Manausluz ainda aguarda a chegada de algumas peças por parte do fabricante e garantiu que o projeto de iluminação deverá ser concluído nos próximos dias.

“Estão pendentes de instalação somente os LEDs do tipo RGB, que vão proporcionar a variação de cores programadas por software, com iluminação direcionada para as partes metálicas da ponte na parte superior e inferior. Pelo que avaliamos, o sistema está de acordo com o projeto que foi apresentado. Na parte da segurança, câmeras também já foram instaladas para monitorar e evitar furtos e vandalismo”, afirmou Everaldo.

No total, estão sendo instaladas 224 luminárias em LED ao longo de 161 metros de comprimento da estrutura. Ao todo, serão mil pontos de iluminação em LED e RGB. O novo sistema foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Texto – Tereza Teófilo – Ageman
Fotos – Divulgação / Ageman