Visa Manaus apresenta ações de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade em reunião

11/08/2022 12h12

A Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Prefeitura de Manaus, realizou, nesta quarta-feira, 10/8, uma reunião para apresentar as ações de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em seus processos de trabalho. O evento teve a participação da assessora da Subsecretaria de Gestão da Saúde (SUBGS/Semsa), Ângela Nascimento, e do diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

A implantação do SGQ é uma novidade trazida pela gestão atual, com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho dos servidores e melhorar, cada vez mais, a qualidade do atendimento oferecido à população. O SGQ reúne um conjunto de práticas avançadas de gestão, que busca redefinir a própria cultura de trabalho do local onde é aplicado, para trazer maior eficiência, inovação e harmonia entre setores e fluxos.

O trabalho atual de implantação segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a partir do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e conta ainda com a consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc). Manaus é uma das dez capitais brasileiras escolhidas pelo MS para adotar o sistema em suas vigilâncias sanitárias.

Para a assessora Ângela Nascimento, o trabalho pioneiro de implantação do SGQ, na Visa Manaus, deve servir de referência para a expansão dessas práticas em outros departamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Esperamos que a Visa Manaus, como pioneira nesse processo, aponte o caminho para a ampliação dessas ações no âmbito da Semsa, bem como em outras instituições da prefeitura. Dessa experiência, sairão expertises que irão contribuir para a realização de um trabalho de referência em Gestão da Qualidade no município, um sonho que comprovamos ser possível de ser concretizado”, afirmou.

Já o diretor Ewerton agradeceu a gestão pela reestruturação organizacional que permitiu à Visa consolidar o trabalho de implantação.

“Graças à reestruturação, pudemos ampliar os objetivos gerenciais da Vigilância, com a formalização do Núcleo de Gestão da Qualidade como parte integrante dessa nova estrutura, coordenando o trabalho de formação dos nossos profissionais dentro dos parâmetros do sistema”, concluiu.

Ao longo dos próximos 12 meses, a Visa Manaus recebe uma série de cursos e treinamentos de capacitação dos servidores como parte da incorporação do SGQ a seus processos de trabalho, inaugurando um novo capítulo na qualidade do serviço oferecido aos cidadãos de Manaus.

Texto – Renildo Rodrigues/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa