Prefeitura de Manaus realiza evento para apresentação do Regime de Previdência Complementar

08/02/2023 19h29

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), realizou na manhã desta quarta-feira, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, na avenida Brasil, nº 2.971, Compensa, zona Oeste, evento para a apresentação de informações sobre o Regime de Previdência Complementar (RPC). A previdência complementar foi instituída na prefeitura em junho do ano passado, seguindo o estabelecido pela reforma da Previdência Social brasileira.

Participaram do encontro, o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, a diretora-presidente do Manaus Previdência e o diretor-presidente da Fundação Viva de Previdência, Silas Devai Júnior, gestores de Recursos Humanos dos órgãos que integram a estrutura da prefeitura, servidores que já aderiram ao regime e interessados em conhecer mais detalhes sobre a proposta de previdência complementar.

“Nós passamos a vida pensando no amanhã, no futuro e não poderíamos deixar de pensar na aposentadoria dos servidores. No ano passado, por determinação do prefeito David Almeida, a prefeitura firmou um convênio por adesão com a Fundação Viva de Previdência. E nessa previdência complementar, é importante destacar que o servidor faz a contribuição dele e a prefeitura faz uma contribuição paritária, melhorando, assim, o rendimento dele na aposentadoria”, destacou o secretário Ebenezer.

O processo para a viabilização da implementação do RCP na prefeitura reuniu representantes de órgãos da administração municipal, da Câmara Municipal de Manaus e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, sob a coordenação do Manaus Previdência.

“Previdência é futuro. Tivemos a preocupação em escolher uma empresa sólida e de confiança para gerir os recursos dos nossos servidores. Meu desejo é que cada vez mais servidores entendam a importância da Previdência para assegurar um futuro tranquilo”, lembrou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

Durante o evento, foi feita a apresentação, em linhas gerais, de como é feita a gestão dos investimentos, o que permite a consistência dos recursos dos servidores. Além disso, foi demonstrada a evolução da rentabilidade do plano, um comparativo de rentabilidade dos planos de previdência e a linha crescente de retorno dos planos.

A Fundação Viva de Previdência tem sede em Brasília e, atualmente, faz a gestão da previdência complementar de mais de 50 mil pessoas, entre órgãos públicos e empresas privadas.

“O que garante a tranquilidade para os servidores que fazem a adesão ao nosso plano é o fato de que temos uma excelência de atuação na área de investimentos por todas essas questões, essa é uma combinação muito feliz para a gestão do plano com a Prefeitura de Manaus”, disse o diretor-presidente da Viva de Previdência, Silas Devai Júnior.

Texto – Sandra Monteiro / Semad

Foto – Thelson Souza / Semad