Prefeitura participa do ‘Fórum Norte Nordeste da Construção’ em Manaus, nesta quinta-feira

22/03/2023 9h52

Sendo a quarta melhor cidade do Brasil para investimento no setor imobiliário, conforme dados da Urban Systems, publicados pela revista Exame, Manaus é destaque na construção civil e participa do Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), nesta quinta-feira, 23/3, no auditório do hotel Quality Manaus, de 8h30 às 18h.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, participa do fórum organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), reunindo empresas de 16 Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Autoridades e profissionais de renome estarão no evento para discutir temas pertinentes à atividade econômica sob o aspecto financeiro e de geração de emprego e renda, entre palestras, troca de conhecimentos e intercâmbio de boas práticas na evolução do setor imobiliário e de obras públicas.

Na pauta, diversos assuntos de importância para o desenvolvimento do setor produtivo das regiões Norte e Nordeste, demonstrando a avaliação do mercado, de acordo com as políticas e programas habitacionais nessas regiões.

Neste ano de 2023, até o mês de fevereiro, e somando desde o início de 2021, o Implurb licenciou quase 3 milhões de metros quadrados em novos alvarás de construção, expedindo 2.191 certidões para o mercado da construção civil.

Para Valente, os números de Manaus mostram que os investimentos assertivos da prefeitura em licenciamento urbano, gestão mais eficiente e ações de desburocratização são responsáveis por sua colocação no ranking nacional. Em 2021, Manaus estava em 5º lugar, subindo uma posição em 2022.

Infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade, além dos principais desafios que a indústria construtiva tem a enfrentar com as novas tecnologias e a inovação do setor, também pontuam o encontro.

Sistema urbano

Entre as inovações para o Implurb, na gestão atual, o diretor-presidente lembra o anúncio do Alvará de Construção Mais Fácil; os planos de Alinhamento e Passeio e o de Proteção de Margens e Cursos d’Água; incentivos para construções sustentáveis; e Plano de Reabilitação e Incentivos para o Centro Histórico de Manaus (área piloto).

“Para a lista do ranking foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo essa a nona edição da pesquisa que avalia mais de 60 quesitos e indicadores nas áreas econômicas. O estudo inclui análises de infraestrutura, logística, telecomunicações, mobilidade urbana, transporte e saneamento”, comentou o diretor-presidente.

Os dados refletem o empenho da Prefeitura de Manaus para dar celeridade à aprovação de projetos e ao licenciamento urbano, permitindo novos empreendimentos imobiliários na cidade, como fruto da dedicação do corpo técnico da autarquia e da gestão municipal, com orientação do prefeito David Almeida.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Clóvis Miranda/Semcom