Prefeitura de Manaus promove debate sobre a Base Nacional Curricular Comum

Por Prefeitura de Manaus

22/03/2023 19h06

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 22/3, o evento “Diálogos sobre educação e os processos”, no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre os principais temas debatidos estavam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desafios do processo de alfabetização.

Participaram da atividade, professores do 1º ao 9º do Ensino Fundamental de escolas da zona Ribeirinha, que compreende unidades de ensino às margens dos rios Negro e Amazonas, além de escolas rodoviárias.   

“O momento de hoje, que é realizado junto ao planejamento mensal dos professores, teve como objetivo colaborar e subsidiar com reflexões e fortalecimento das temáticas que tratam dos processos de alfabetização dos estudantes, bem como aprofundar a compreensão sobre as habilidades da BNCC para melhorar o ensino nas nossas escolas rurais”, explicou o coordenador dos anos iniciais da DDZ Rural e responsável pelo evento, Emerson Araújo. 

A palestrante e assessora da Editora Ática, parceira da ação, Keila Mendonça, frisou que a BNCC é um documento usado em todo o ensino básico. “A BNCC é um documento que serve para toda educação básica, desde a educação infantil até o 3º ano do Ensino Médio. Por isso, eventos como este são fundamentais para debater o tema e a melhorar as formas de aplicação nas escolas da zona Rural”, disse.  

Uma das participantes do evento foi a professora da Escola Municipal São Sebastião, Vera Menezes. Para a educadora, que trabalha com turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e alunos com deficiência no processo de alfabetização, o evento é de grande valia para o âmbito escolar.

“Sou professora dos anos finais, mas tenho estudantes com algumas dificuldades de aprendizagem, devido ao período da pandemia que houve ensino remoto, híbrido e tenho alunos do 8º ano com dificuldades de alfabetização. Então, a gente debater formas para ajudar esses estudantes é muito importante no processo de aprendizagem”, concluiu Vera.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Divulgação / Semed