Prefeitura de Manaus irá participar de Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Ambiente em Brasília

16/05/2023 12h24

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu convite para participar da Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Ambiente, que vai acontecer nesta quarta-feira, 17/5, em Brasília, reunindo representantes do Ministério da Saúde, da sociedade civil e gestores estaduais e municipais de saúde.

O evento é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e representa uma das etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o período de 2 a 5 de julho, sob a coordenação do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A diretora de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Zoonoses e de Saúde do Trabalhador da Semsa, enfermeira Marinélia Ferreira, que também atua como conselheira municipal de saúde, vai representar Manaus na Conferência Livre.

Segundo a enfermeira, as conferências livres podem ser promovidas por qualquer segmento da sociedade civil, em âmbito municipal, estadual, distrital e nacional, estimulando o debate a partir do tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde: “Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

“As conferências livres irão resultar em relatórios e propostas que serão encaminhados para discussão na 17ª Conferência Nacional de Saúde. Essas discussões terão impacto direto na elaboração de políticas públicas em saúde para os próximos anos. Por isso, a participação da Semsa nesse processo é essencial, garantindo que as demandas de Manaus tenham espaço na construção dessas políticas”, destaca Marinélia Ferreira.

A Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Ambiente terá discussões em oito eixos temáticos: A vigilância que temos, a vigilância que queremos; Vigilância em Saúde e Ambiente e os Desafios Globais; Inovações Tecnológicas para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde e Ambiente; Fortalecimento dos Sistemas de Vigilância; Vigilância como Ferramenta para Equidade, Diversidade e Promoção da Saúde; Enfrentamento dos Determinantes Sociais: Desafios da Vigilância em Saúde e Ambiente; Vigilância e Controle Social: Participação Democrática para Enfrentamento das Iniquidades em Saúde; e Participação Comunitária na Vigilância em Saúde e Ambiente.

“As etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que incluem ainda as conferências municipais e estaduais, são espaços democráticos em que gestores, trabalhadores e sociedade civil organizada podem debater e propor soluções para a melhoria do Sistema Único de Saúde. Com o foco da discussão em vigilância em saúde e ambiente, a conferência livre vai possibilitar um aprofundamento do debate nessa área específica”, afirma Marinélia Ferreira.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa