Creche da Prefeitura de Manaus comemora 10 anos com ação social para a comunidade da zona Sul

19/05/2023 14h44

Para comemorar os 10 anos de atividades, a creche municipal Magdalena Arce Daou, da Prefeitura de Manaus, realizou o projeto “Das Arepas ao Tucumã”, uma ação social com a comunidade do bairro Santa Luzia, zona Sul da capital. O evento desta sexta-feira, 19/5, contou com a participação de professores, pais, responsáveis e moradores da área, que tiveram uma manhã diferente com atendimento estético, vacinação, exame preventivo e teste rápido de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

A creche atende 196 crianças de 1 a 3 anos, no maternal 1, 2 e 3. De acordo com a gestora, Jucy Seixas, a unidade sempre promove alguma atividade em alusão ao aniversário, comemorado no dia 13 de maio.

“Todos os anos comemoramos o aniversário da creche, mas sempre voltado para as crianças. Em 2023,  resolvemos fazer algo maior, envolvendo toda a comunidade escolar, do bairro e também dos adjacentes como Educandos e Colônia Oliveira Machado”, comentou Jucy.

A autônoma Francineia Fernandes aproveitou a oportunidade para fazer limpeza de pele e maquiagem. “Achei maravilhosa a ação, pois quase nunca temos tempo de nos cuidar. Gostei muito do resultado, fiquei linda! Agora, já estou pronta para ir à igreja e adorar ao Senhor”, afirmou.

Vale ressaltar que as comemorações iniciaram em abril com atividades voltadas ao resgate da cidadania e questões de combate à xenofobia. A creche atende cerca de 19 famílias venezuelanas e conta com as parcerias das secretarias municipais do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e ainda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Das Arepas ao Tucumã” foi criado em 2021, logo que as aulas presenciais retornaram e contou com o apoio de todo corpo docente. “Quando retornamos com as aulas presenciais, percebemos a quantidade de crianças venezuelanas matriculadas na creche e que traziam costumes e cultura diferentes, com isso pensamos todos juntos como atender essas crianças e apresentar a riqueza cultural deles para as crianças brasileiras e também mostrar a nossa para elas, com isso montamos o evento”, explicou a professora Maria Raquel Santos.

Durante o projeto, foram realizadas palestras e oficinas de empreendedorismo feminino, com comunitários voluntários e com as Organizações da Sociedade Civil ( OSCs) Hermanitos e Adra Mundial.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed